Covid-19: quem são os profissionais por trás do desenvolvimento das vacinas?

São diversos profissionais da área de saúde que atuam em prol da cura para as doenças.

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A Rússia anunciou nesta segunda (20) a conclusão bem sucedida da fase de ensaios clínicos de uma vacina contra a Covid-19. O Ministério da Defesa russo comunicou que um segundo grupo de voluntários teve alta após ensaios clínicos, e autoridades russas afirmam que todos os participantes do teste desenvolveram resposta imunitária e não tiveram complicações após tomarem a vacina.

No dia 4 de agosto deste ano, os voluntários serão submetidos a uma nova série de análises de controle para confirmação dos resultados. Segundo o Ministério da Defesa da Rússia, os ensaios clínicos foram realizados “em concordância com a metodologia científica e com a legislação em vigor, sem encurtar os prazos da investigação para que sejam evitados riscos posteriores”.

No Brasil, é grande a expectativa para a chegada da vacina contra a Covid-19. Porém, desenvolver uma vacina é um processo que demanda tempo e muita pesquisa, envolvendo diversos profissionais. A produção de vacina se inicia com as pesquisas, produção de artigos sobre o tema, testes em laboratórios e, por último, testes clínicos.

São diversos profissionais que atuam em prol da cura para as doenças. Algumas delas estão mais voltadas para o desenvolvimento de medicamentos, enquanto outras podem estar mais focadas no campo da pesquisa.

Conheça, a seguir, os profissionais envolvidos na descoberta de uma vacina.

 

Farmacêutico

Os profissionais formados em Farmácia são indispensáveis no processo para a produção e utilização de medicamentos, sendo responsáveis por combinar substâncias que ajudem na recuperação da saúde dos indivíduos, além de observar como a droga reage no organismo testado.

Na criação de vacinas, o farmacêutico pode contribuir com os seus conhecimentos e suas habilidades, podendo, ainda, atuar com a fiscalização, verificação e autorização da produção farmacológica nas indústrias.

 

Biomédico

biomédico pode trabalhar em um grupo de pesquisa de vacina realizando estudos sobre a doença, suas causas, produção de anticorpos até se chegar à criação de uma vacina para o tratamento e prevenção da patologia.

 

Médico Imunologista 

Médicos imunologistas estudam o sistema imunológico e os seus diferentes aspectos. Nessa área, podem se dedicar ao desenvolvimento de vacinas como forma de fortalecer o sistema para combater as doenças.

 

Engenheiro químico 

engenheiro químico pode atuar no desenvolvimento de vacinas e de medicamentos. No primeiro caso, está apto para integrar as equipes multidisciplinares que buscam a cura para doenças. Esse profissional também está apto para trabalhar com a produção de remédios, sendo responsável, principalmente, pelo processo industrial do produto.

 

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

Conteúdos relacionados