Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Chocolate faz mal na TPM? Entenda os mitos e verdades durante o período

Que mulher nunca comeu chocolate demais durante a TPM (Tensão Pré-Mestrual)? Ou que nunca ouviu da mãe/vó que andar descalço pode dar cólicas? Profissionais da saúde explicam o que é verdade ou mito durante esse período tenebroso para as mulheres. Conforme a médica ginecologista e obstetra, Maria Auxiliadora Budib, a TPM é a denominação dada […]
Arquivo -

Que mulher nunca comeu chocolate demais durante a TPM (Tensão Pré-Mestrual)? Ou que nunca ouviu da mãe/vó que andar descalço pode dar cólicas? Profissionais da saúde explicam o que é verdade ou mito durante esse período tenebroso para as mulheres.

Conforme a médica ginecologista e obstetra, Maria Auxiliadora Budib, a TPM é a denominação dada aos sintomas que podem acompanhar a mulher no período pré-menstrual. Em geral, se apresenta na mulher com ciclo sem interferência de hormônios exógenos; por exemplo anticoncepcional.

Cada organismo é diferente e os sintomas são variados, porém, os mais comuns são de irritabilidade, fadiga, ansiedade ou depressão a partir do meio do ciclo menstrual. Outras se queixam de inchaço, aumento do apetite, dor de cabeça, alterações importantes na pele como acne, aumento de oleosidade e cólica menstrual.

Comer chocolate faz mal?

“A compulsão por doces e em especial aos achocolatados, é comum nas que apresentam ansiedade. E isso pode melhorar quando se consome pequena quantidade mas pode piorar se for consumo exagerado; além de sempre trazer o efeito de ressaca moral e baixa autoestima se trouxer aumento de peso”, explica a profissional.

Outro mito que já passou de geração em geração é que andar descalço aumenta a dor da cólica. “Outra lenda é não lavar os cabelos a noite no pré-menstrual. Não há aumento de fluxo ou de dias de menstruação caso sua opção seja lavar as madeixas neste período. ”

A ginecologista ainda alerta que a prescrição do anticoncepcional deve ter feita com um profissional de confiança para que os sintomas possam amenizar o desconforto durante o tempo.

“Há aquele velho desejo de usar o que a amiga usa e ajuda. Somos únicas. Há quem se beneficie por diminuição de cólicas, por melhora da acne. Há quem sinta o oposto, entende? E por você ser única, atente se ao que te faz bem. Lembre se que ser mulher é ter tanta complexidade e simplicidade ao mesmo tempo. Viva! Faça sua visita anualmente ao seu médico e mantenha uma rotina saudável”, orienta.

Alimentação leve reduz os sintomas

Manter uma alimentação mais leve, natural e fazer exercícios físicos pode auxiliar na redução dos danos, segundo a nutricionista funcional Fatima Aguilar Aparecida.

“As suas escolhas alimentares podem tornar esse período mais tranquilos ou cheio de desequilíbrios e desconfortos. Alguns nutrientes e alimentos que devem ajudar nesse momento, como a vitamina B6 Piridoxina, um nutriente que atua como cofator da serotonina (um hormônio do bem-estar), ajuda a diminuir a irritabilidade, ansiedade, alivia o endurecimento e o inchaço dos seios e também a retenção líquida. Ajuda a diminuir a compulsão alimentar. Um exemplo é comer cereais integrais como arroz integral e aveia, couve flor, feijão, banana, abacate, uva passas, nozes e soja. ”

Outros alimentos que ajudam a como fonte alimentar são: leite, ovo, carnes magras, banana, chocolate, soja, castanhas, lentilha, legumes verdes, cacau, fontes de óleo com vitamina E, como óleo de girassol, milho, azeite e abacate.

“Precisamos reduzir o consumo, neste período, de alimentos refinados como massas, açúcar e farinha, são alimentos que causarão uma sensação de bem-estar falsa, mas a queda da glicemia gera mal estar, irritabilidade e ansiedade. Reduza a ingestão de sal, café, alimentos que contém cafeína e álcool. São medidas que ajudar a evitar a retenção líquida e o aumento da ansiedade nesse período”, orienta.

Chocolate faz mal na TPM? Entenda os mitos e verdades durante o período
(Foto: Divulgação)

Segundo a nutricionista, uma dica para quem come bastante doce é fazer a barrinha de cereal caseira e com apenas cinco ingredientes:

2 Bananas.

3 Colheres de sopa de mel ou melado.

6 Colheres de sopa de granola.

5 Colheres de sopa de aveia de flocos.

½ Barra de chocolate picada.

Modo de prepara:

Deixe o forno pré-aquecido em 180°C. Amasse a banana com um garfo. Misture a granola, aveia e o chocolate. Em seguida, acrescente o mel e por fim a banana. Misture bem até não ver mais a massa da banana.

Despeje a mistura em uma forma untada com manteiga e esparrame bem com a ajuda de uma espátula, até que a massa fique lisinha na forma. Faça marcação do tamanho que quer que fique a barrinha.

Leve ao forno por 30 minutos, espere esfriar e se sirva. Boa apetite!

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Dourados terá 3 voos semanais para SP e venda de passagens começam amanhã, diz governador

VÍDEO: motorista de MS cai com carreta no Rio Paraná

CMN simplifica uso de recursos da LCA por cooperativas de crédito

Animação baseada em livro de Paul McCartney terá elenco estrelado

Notícias mais lidas agora

Disputa por R$ 10 milhões: área doada para megaindústria chinesa BBCA está abandonada

onça atacou gato

Foi onça ou não? Marcas de mordida indicam predador de gato atacado em cidade de MS

Midiamax renova tecnologia de LED com painel na principal avenida de Dourados: ‘Pioneirismo’

AGU pede bloqueio de bens de mais 14 investigados por fraude no INSS

Últimas Notícias

Brasil

STF tem maioria para condenar Carla Zambelli a 10 anos de prisão e à perda do mandato

Moraes propôs uma pena de 10 anos de reclusão

Polícia

Policial atira em pneu de carro após motorista avançar propositalmente contra casal

O motorista conseguiu fugir mas foi identificado

Brasil

Juiz determina suspensão imediata de todos os descontos de aposentadorias em favor da Contag

A decisão suspende "todo e qualquer desconto associativo"

Trânsito

Ciclista morre atropelado na BR-267 e condutor foge do local

O condutor não parou para prestar socorro e fugiu do local