Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Artistas de MS estrelam exposição online do Museu de Imagem e do Som

Cantoras e musicistas de Mato Grosso do Sul são as estrelas da exposição online, inaugurada nesta terça-feira (25), pelo MIS (Museu de Imagem e do Som). Batizado de Dó-Ré-MIS Mulheres na Música de MS, a iniciativa tem com objetivo difundir e valorizar a arte regional. No elenco estão nomes como Delinha, Beth e Betinha e […]
Arquivo -

Cantoras e musicistas de Mato Grosso do Sul são as estrelas da exposição online, inaugurada nesta terça-feira (25), pelo MIS (Museu de Imagem e do Som). Batizado de Dó-Ré-MIS Mulheres na Música de MS, a iniciativa tem com objetivo difundir e valorizar a arte regional. No elenco estão nomes como Delinha, Beth e Betinha e Negabi.

O MIS, unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, em parceria com a decidiu dar continuidade a exposição já realizada no Museu e lançada em março. Com o fechamento do espaço físico devido a pandemia do , foi elaborada uma proposta de ampliar a exposição para espaços digitais.

A Exposição Online Dó-Ré-MIS Mulheres na Música de MS também visa propor um diálogo entre as produções musicais e o desenvolvimento de experiências significativas em arte/cultura para todos os públicos, sendo permeada pelas músicas e minibiografias dessas cantoras e musicistas do cenário sul-mato-grossense.

Contando com mais de 60 artistas cadastradas, como as pioneiras Beth e Betinha, Delinha, Helena Meirelles, e as mais contemporâneas SoulRa, Negabi, Sampri, entre várias outras. Além de dialogar diretamente com as contas do Instagram e do Facebook, por onde serão propostas atividades vivenciais e novos conteúdos da exposição.

A ideia surgiu na disciplina de estágio do curso de Licenciatura em Artes Visuais (FAALC-UFMS), a partir da qual as acadêmicas Amanda Mamede e Maria Carolina Rodrigues, curadoras da exposição, realizaram a parceria com o Museu da Imagem e do Som de Mato Grosso do Sul, no intuito de difundir, ampliar e repensar a exposição Dó-Ré-MIS Mulheres Cantoras de MS, que está suspensa por tempo indeterminado devido ao atual cenário da e a necessidade do distanciamento social. Nesse contexto, configura-se a exposição online/virtual, na intenção de aproximar arte, museu e público apesar do momento em que vivemos.

“É extremamente importante pensar e viabilizar outros caminhos, para além do museu como espaço físico, considerando as adversidades encontradas por muitas escolas públicas, principalmente no que diz respeito à dificuldade do deslocamento desses alunos até os museus. O ambiente online/virtual traz uma nova possibilidade de acesso a essas ações culturais”, contam as idealizadoras do projeto Amanda e Maria Carolina.

“O trabalho desenvolvido durante o estágio das acadêmicas é uma contribuição fundamental, não só no que se refere a pesquisa histórica no âmbito do museu, mas também na forma de difundir, agregando em uma plataforma tantos talentos femininos do nosso estado. Agradecemos muito pelo empenho e dedicação delas, e gostaríamos de dizer que com a plataforma aberta, esperamos receber mais Mulheres da Música de MS”, explica Marinete Pinheiro, coordenadora do MIS.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Bolsonaro nega tentativa de fuga e pede revogação da prisão domiciliar

VÍDEO: homem é espancado a chutes e socos durante festival em MS

ursa viatura

Homem é encontrado morto em casa no São Conrado

ibge

Para cada 100 mulheres há 95 homens no Brasil, aponta pesquisa do IBGE

Notícias mais lidas agora

Denúncia no CNMP pede anulação de licitação de R$ 15,9 milhões do MPMS para Iphones

Região Imbirussu de Campo Grande recebe obras de mais de R$ 70 milhões

jacaré sucuri enrolada no pescoço

VÍDEO: Em MS, jacaré nem liga e anda ‘de boa’ com sucuri enrolada no pescoço

51ª Sala Lilás é inaugurada em Mato Grosso do Sul

Últimas Notícias

Brasil

Mendonça critica ativismo judicial e defende autocontenção da Justiça

Chamou de ativismo da Justiça brasileira

Cotidiano

Festival da Cultura Indígena acontece no Shopping Bosque dos Ipês neste sábado

16 artesãos indígenas também irão expor seus trabalhos durante o event

Brasil

Por 9 votos a 2, Zambelli é condenada pela segunda vez no STF 

A Corte finalizou o julgamento virtual da ação penal na qual a parlamentar é ré

Polícia

Investigação apura desmatamento ilegal de 67 hectares em MS

Apurações são feitas pela 1ª Promotoria de Justiça de Bela Vista