Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Academia Sul-Mato-Grossense de Letras disponibiliza arquivos culturais via internet

Mais de 400 arquivos de suplementos culturais literários produzidos pela ASL (Academia Sul-Mato-Grossense de Letras) agora estão disponíveis via internet. Dentre os materiais encontram-se crônicas, contos, poesias, trechos de livros, entre outras escritas feitas por acadêmicos da ASL que trazem a literatura regional. Além de entreter e propor ricas viagens a novos mundos, o supl...
Arquivo -
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Mais de 400 arquivos de suplementos culturais literários produzidos pela ASL ( Sul-Mato-Grossense de Letras) agora estão disponíveis via internet. Dentre os materiais encontram-se crônicas, contos, poesias, trechos de livros, entre outras escritas feitas por acadêmicos da ASL que trazem a literatura regional.

Além de entreter e propor ricas viagens a novos mundos, o suplemento literário também retrata um período marcado por importantes fatos históricos, incluindo a criação de e a origem de várias cidades, como a Ponta Porã dos guavirais, a dos bororós e as monções de .

“Antes da internet, o acesso à informação não era, digamos, tão democrático. A forma de comunicar era outra, quando os meios de massa principais eram a televisão, o rádio e a mídia impressa; hoje, vivemos um novo tempo com o acesso à web”, explica o presidente da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, o escritor acadêmico Henrique Alberto de Medeiros Filho.

Segundo Rubenio Marcelo, um dos responsáveis pela elaboração do Suplemento Cultural, além de trazer notícias sobre a literatura em âmbito estadual e reflexões sociais abordando temas como a importância do estudo literário nas escolas, “a página histórica do Suplemento Cultural constituiu-se, ao longo do período, uma ferramenta para ajudar a vencer a inanição cultural que ainda assola parcela significativa das comunidades”.

Entre os inúmeros autores e temas que os leitores vão descobrir ao buscar os Suplementos Culturais no site da ASL, há destaque para – que ocupou a cadeira de número 1 da Academia – e sua maneira peculiar de escrever sobre a natureza pantaneira. Também há Ulysses Serra, acadêmico autor de “Camalotes e Guavirais”, um dos fundadores da ASL, é reconhecido como motivador desta popularização da literatura ao ter tido a iniciativa da criação da Academia, isso muito antes da chamada “produção de conteúdo”, característica inerente da era digital.

O endereço para acesso é www.acletrasms.org.br, no menu Matérias > Suplemento Cultural.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Camp Rock 3 confirma elenco e apresenta nova geração de campers

Árvore ‘dorme e acorda’ na porta de banco após queda em Campo Grande: ‘Estão entrando pelo gramado’

Mutirão de limpeza quer reunir 100 voluntários na Praça Ary Coelho neste sábado

‘Tudo eu, tudo eu’: ‘Chaves’ é preso por porte de drogas no RJ; veja o vídeo

Notícias mais lidas agora

MPMS vai a julgamento no ‘Conselhão’ por acumular 6 mil processos de violência doméstica

Menina de 10 anos sofre queimaduras com chapão no rosto e tórax e está em coma na Santa Casa

Sada Cruzeiro, que disputará Supercopa em Campo Grande, é derrotado no Mineiro

Disney confirma “Camp Rock 3”: Jonas Brothers voltam ao set após 15 anos

Últimas Notícias

Conteúdo de Marca

Empresas privadas e seu impacto positivo na sociedade

Nos últimos anos, a atuação de empresas privadas vem ultrapassando os limites do lucro para ocupar um papel mais ativo na transformação social.

MidiaMAIS

Cobras são retiradas de gruta turística entre as mais visitadas de MS ‘por segurança’

Serpentes foram capturadas e soltas em habitat natural, distante da presença humana

Le Blog Maria Antonia

De protagonista a diretora: Demi Lovato dirige o 3º filme de “Camp Rock”

Depois de conquistar o público como Mitchie Torres e se tornar a grande voz da franquia, Demi Lovato dá um passo histórico em sua carreira: ela será a diretora e produtora executiva de Camp Rock 3.

Polícia

Após remoções, policiais civis organizam manifestações em Campo Grande

Policiais afirmam que remoções ocorreram depois de críticas sobre plantões da Deam