Acontece durante esta semana a 8ª edição da tradicional Festa Literária de Ivinhema, com participação de escolas da rede pública de Mato Grosso do Sul. A escolha da homenageada do ano, foi em decorrência dos 100 anos de nascimento da célebre autora Clarice Lispector.

Desde a segunda-feira (20), o evento recebe diversos palestrantes e mesas de debates sobre temas como: problemas ambientais regionais, , discurso de ódio na internet, consumismo infantil, além de oficinas de produção de textos literários. A programação termina nesta sexta-feira (24).

8ª edição da Festa Literária de Ivinhema homenageia 100 anos de Clarice Lispector

A ideia do evento é uma inspiração no PROLER, da Universidade Federal da Grande , daí o nome PROLIV. Como a Fundação Nelito Câmara promove várias ações culturais e mobiliza artistas, intelectuais e shows; foi incorporada a ideia de também ser uma festa literária, a Festa Literária do Vale do Ivinhema.

Em decorrência da pandemia o evento está sendo feito online usando a plataforma Zoom.us e a plataforma disponibilizada pela SED, o Meet. A escola que mais participa todos os anos do evento é a EE Reynaldo Massi, dirigida pelo professor Leonimar Bacchiegas.

Segundo o professor, que também é gestor cultural da Fundação Nelito Câmara, a expectativa de público para esta edição feita à distância superou as edições passadas.

“A participação online está sendo maior; presencialmente não há espaços na cidade para tantas pessoas. Todas as ações até o momento tiveram público volumoso. No café filosófico de ontem (quarta) tivemos 250 pessoas no Meet, diversas não conseguiram participar devido ao máximo por reunião permitido pela plataforma (que é 250 pessoas). As ações realizadas pelo Zoom lotaram todas as vezes”, conta o professor.

Confira a programação abaixo:

Quinta-feira (23)

13h – Oficina Ronilço Guerreiro (Gibiteca de Campo Grande)

Tema: O mundo mágico das histórias em quadrinhos

Público:

13h – Diálogo Pertinente – Experiências de leitura em Clarice Lispector

Convidadas:

Áurea Alencar (Psicóloga/Analista e leitora de Clarice Lispector)

Amanda Angelozzi (bacharela e licenciada em Letras pela Usp. Atualmente, é mestranda na mesma instituição, sua pesquisa é sobre a autora Clarice Lispector. É professora de literatura há seis anos).

Beget de Lucena (compositor e intérprete)

Sexta-feira (24)

9h – Oficina Marluci Brasil de Castro (Coordenadora Pedagógica do Instituto Moinho Cultural Sul-Americano, Professora Aposentada, Escritora, Poetisa, Detentora da Cadeira nº 01 da Academia Corumbaense de Letras, Fundadora do Grupo ALEC (Arte Literária Corumbaense) Compositora e Intérprete Musical).

Tema: Crônica Literária

Público: (8º, 9º anos, Ensino Médio)

10h – Live “Competências socioemocionais e um melhor resultado no Enem: como isso é possível?”

Com Cesar Augusto Floriano dos Santos (Pós-Graduando em Gestão e Organização da Escola com Ênfase em Coordenação e Orientação. Licenciado em Filosofia, Bacharel em Comunicação Social. Professor da SED nas disciplinas Projeto de Vida, Pós-Médio, Pesquisa e Autoria e Filosofia).

Público (alunos do Ensino Médio)

13h – Sarau Literário

Ensino Fundamental II

Mediadora: Profº Aracelly Cristina dos Santos

Gabriel Freire Torres, (conhecido desde criança por Gabriel Poeta, é de -MS e diretor do Jornal Produção da referida cidade. Graduado em pela UNOESTE de Presidente Prudente (2016)).

Jota Junior (Poeta, graduado em Geografia pela UEMS, especialista em Psicopedagogia Institucional pela UCESP. Pedagogo pela UCESP, especializando em Psicanálise pela Faculdade Dom Alberto/FAVENI/RS. Atualmente é Analista Administrativo do Governo do Estado de .)

19:30h – 10h – Live “Competências socioemocionais e um melhor resultado no Enem: como isso é possível?”

Com Cesar Augusto Floriano dos Santos (Pós-Graduando em Gestão e Organização da Escola com Ênfase em Coordenação e Orientação. Licenciado em Filosofia, Bacharel em Comunicação Social. Professor da SED nas disciplinas Projeto de Vida, Pós-Médio, Pesquisa e Autoria e Filosofia).

Público (alunos do Ensino Médio)