O Shopping Bosque dos Ipês realiza, em parceria com o projeto Sessão Azul, uma sessão de cinema adaptada para crianças com distúrbios sensoriais, no próximo sábado (29), às 11h, em . Os pequenos e seus familiares poderão se divertir assistindo, no Cinema UCI, a versão dublada do divertido Toy Story 4.

A ideia é proporcionar um momento de lazer e inclusão em alusão ao Dia do Orgulho Autista, celebrado no dia 18 de junho. A sessão não terá trailers comerciais, a sala de cinema permanecerá com as luzes levemente acesas, o som ficará mais baixo e a plateia poderá andar, dançar, gritar ou cantar à vontade.

O projeto adaptado permite a ambientação dos pequenos e encoraja as famílias a frequentarem as sessões regulares. O cinema especial é uma possibilidade de inserir a atividade cultural na rotina e proporcionar novas oportunidades de lazer.

O valor do ingresso é R$ 11,50 (meia-entrada) e podem ser adquiridos no site oficial.

“O projeto teve início, após observarmos vários casos em que as famílias de pessoas com o Transtorno do Espectro do (TEA) deixavam de ter um convívio social maior, por receio da reação do autista em situações que para ele, não seja tão confortável, como por exemplo, ir ao shopping, restaurantes, festas ou ir ao cinema. Além disso, identificamos que existem poucas opções de entretenimentos especializados voltado para estas famílias no Brasil”, afirma a psicóloga Carolina Salviano, uma das idealizadoras do projeto Sessão Azul e fundadoras da CapaciTEAutismo.

Para que a sessão funcione como uma espécie de treinamento, profissionais capacitados irão acompanhar e orientar as famílias.