Encceja: participantes já podem solicitar certificação nas secretarias de educação
Participantes que prestaram o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) em edições passadas, a partir de 2006, podem solicitar o certificado de conclusão dos ensinos fundamental e médio. É necessário que o aluno procure as secretarias estaduais de Educação para solicitar a emissão do documento. O atendimento pode ser realizado […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Participantes que prestaram o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) em edições passadas, a partir de 2006, podem solicitar o certificado de conclusão dos ensinos fundamental e médio. É necessário que o aluno procure as secretarias estaduais de Educação para solicitar a emissão do documento. O atendimento pode ser realizado em 283 campi de 32 institutos credenciados que estão espalhados em 24 unidades da Federação. Apenas Ceará, Alagoas e Tocantins não possuem institutos cadastrados.
No caso do aprovado no ensino médio, também é possível pedir o documento em Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia que firmaram Termo de Adesão ao Encceja. Para requerer a certificação não é obrigatório levar a página impressa com o resultado, mas se o solicitante tiver o documento em mãos ajudará no processo de identificação da nota e fará com que o certificado seja emitido rapidamente.
Pode pedir a emissão do certificado o participante que atingiu, no mínimo, 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e tirou nota igual ou maior do que cinco em redação. O resultado está disponível no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Quem conseguiu a nota mínima em uma área do conhecimento, mas não nas quatro áreas da prova do Encceja, poderá requerer a declaração parcial de proficiência. Com essa declaração, o participante fica liberado de fazer as mesmas matérias na próxima edição do exame, ou seja, poderá se inscrever apenas para os eixos que faltaram.
Fonte: Agência Educa Mais Brasil
Notícias mais lidas agora
- Motorista morre carbonizado em acidente com carreta na MS-276
- VÍDEO: Campo-grandenses são trolados no Centro em época de compras para o Natal
- Corpo de homem desaparecido é encontrado em rio no interior de MS
- Motorista de aplicativo esfaqueia cliente após briga por cancelamento de corrida em Campo Grande
Últimas Notícias
Entregador de aplicativo furta cartão de crédito de cliente na Vila Moreninha II
A Polícia Civil investiga o crime
Homem procura delegacia após ter carro danificado por colisão no Cohafama
O autor da acidente fugiu do local sem deixar nenhuma informação
Votação do Orçamento de 2025 é adiada para o mês de fevereiro
Relator explica que terá que ajustar o texto às mudanças impostas pelo pacote de ajuste fiscal
Criança de 8 anos tem patinete furtado por mulher desconhecida no Parque dos Novos Estados
A autora do crime estava acompanhada de uma criança no momento em que cometeu o ato
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.