Há cerca de 8 meses, quando chegou em , o chef de cozinha André Chownk ficou encantado com o sobá e decidiu criar uma releitura do prato típico da Capital. A receita foi apresentada na última terça-feira (19), no Clube Gourmet, no .

O chef conta que a ideia de elaborar o Risotto de sobá nasceu da vontade de usar ingredientes regionais em pratos elaborados.

“O povo sul-mato-grossense tem uma muito rica, mas ainda não conseguiu visualizar que essa é também uma alta gastronomia. Conseguimos ter bons pratos e boas criações usando os ingredientes locais”, destaca.

Chownk ressalta que a ideia é ter algum tipo de carne por cima que fique com a pele pururuca. “É uma releitura do prato, em que uso ingredientes da região, e servimos de forma padrão, com salsinha e omelete, sempre com uma proteína, que pode ser frango crocante ou torresmo. Dessa vez, além do frango, servimos também com um jacaré crocante.”

Receita

Quem quiser preparar, o chef divide a receita: aqueça a panela com 50 ml de azeite, adicione 500 g de arroz arbóreo e refogue. Adicione 100 ml de cachaça e mexa até evaporar, vá adicionando o caldo de sobá quente (1 1/2 litro) e mexa sempre até chegar ao ponto desejado do arroz. Adicione 500 g de queijo caipira curado e ralado e mais uma concha de caldo e mexa até incorporar.

Para o frango crocante, tempere 4 sobrecoxas desossadas com o sal e pimenta a gosto e 8 folhas de sálvia, reserve por 40 min. Após, empane a pele com uma mistura de 50 g de farinha de rosca e 50 g de milho flocado ou milharina e coloque em uma assadeira com o óleo no fundo. Assar a 190° por 30 a 40 minutos. Faça uma omelete fino com dois ovos batidos com sal e pimenta. Coloque o risoto no bowl e monte igual a um sobá, com o frango e omelete em tiras, acrescente a cebolinha e sirva.

Até o domingo (24), acontece no Shopping Campo Grande a série de oficinas e workshops gratuitos “Descubra os segredos da regional”, com pratos e ingredientes que valorizam a gastronomia sul-mato-grossense.

23/02 (sábado)

10h – Do Capital ao Pantanal: Peixe no Urucum – Adriano Gomes e Rosa Maria Justi (Camicado)
14h – Do Pantanal a Capital: Caribeu – Adriano Gomes e Rosa Maria Justi (Camicado)
16h – História da culinária regional: saladeiros, erva-mate e carne de sol – Dedê Cesco
18h – Baru: a castanha do cerrado – Faena Moura de Lima (Uniderp Nutrição)
20h – Vinhos para o clima de MS – Patrícia Lemos (Uniderp Gastronomia)

24/02 (domingo)

14h – Rio que alimenta: aprenda a preparar peixes do MS – Acorci
16h – Pintado na crosta de baru com purê de banana da terra – Francesco Luigi (Associação de Gastronomia)
18h – Rio que alimenta: aprenda a preparar peixes do MS – Acorci