Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

106 anos de Ponta Porã: sabia que a cidade já foi capital de um território federal nos anos 40?

A princesinha dos ervais sul-mato-grossenses, Ponta Porã, completa 106 anos de emancipação nesta quarta-feira, 18 de julho. A história da cidade, ao sul de Mato Grosso do Sul, começa quando as terras eram apenas um território paraguaio, ocupado por etnias indígenas da família Guarani: os Ñandevas e os Caiuás. No século 19, expedição militar chefiada […]
Arquivo -

A princesinha dos ervais sul-mato-grossenses, Ponta Porã, completa 106 anos de emancipação nesta quarta-feira, 18 de julho. A história da cidade, ao sul de Mato Grosso do Sul, começa quando as terras eram apenas um território paraguaio, ocupado por etnias indígenas da família Guarani: os Ñandevas e os Caiuás.

No século 19, expedição militar chefiada pelo tenente Antônio João chegou à região, fixando-se na cidade que hoje leva o nome do militar (a 60 km de Ponta Porã). Em 1864, a Guerra contra o Paraguai alteraria a configuração da região e costuma ser o fato histórico mais lembrado, mas não o único que demonstra a importância da região para o Brasil.

Durante o Estado Novo, de Getúlio Vargas, foi criado o Território Federal de Ponta Porã, instituído a partir do Decreto-Lei nº 5.812 de 13 de setembro de 1943.

O nascimento do território, que era formado por Ponta Porã – a capital –  e mais sete municípios (Porto Murtinho, Bela Vista, , Dourados, Miranda, Nioaque e ), está dentro da “Marcha para Oeste”, para incentivar o progresso e a ocupação do Centro-Oeste.

Até então, a economia e a população estavam concentradas nas regiões litorâneas do sudeste, nordeste e sul brasileiro.

A ideia de separar o sul do estado de Mato Grosso – que era uno na época – não era nova. Em 1932, durante a Revolução Constitucionalista, chegou-se a se proclamar o Estado de Maracaju.

Em artigo, a professora da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), Lúcia de Moura Santos, cita que, devido às características diferenciadas em relação à parte centro-norte de Mato Grosso, o Sul do estado há tempos reivindicava maior autonomia política administrativa perante o governo estadual.

Entretanto, o Estado Novo (1937-1945) apresentava características próprias marcadas pela centralização do poder federal e seu projeto de nacionalização. Dessa maneira o governo combatia os regionalismos incentivando a interiorização e o desenvolvimento do país com os recursos disponíveis e abundantes de que dispunha”.

A capital do Território de Ponta Porã foi transferida para Maracaju em 31 de maio de 1944, mas, voltou a Ponta Porã em decreto de 1946. A extinção do território ocorreu em 18 de setembro de 1946, pelo presidente Eurico Gaspar Dutra.

Após a instalação do Território, o governo cuidou de sua organização administrativa e judiciária. Todos os autores memorialistas que citam o Território exaltam a propaganda típica do Estado Novo, relatam que os resultados de planejamento alcançados no Território foram muito significativos em quesitos relacionados à economia, educação, saúde, comunicação, saneamento e povoamento“, prossegue a pesquisadora.

Emancipação política

A emancipação político-administrativa de Ponta Porã ocorreu por meio do Decreto N° 617, do dia 18 de julho de 1912. Nele, o então governador do Mato Grosso Joaquim Augusto da Costa Marques, estabeleceu os limites do novo município sendo que ao Norte os rios Ivinhema, Brilhante e santa Maria; ao Sul pelo Paraguai; ao Leste pelo Rio Paraná e a Oeste pelos municípios de Bela Vista e Maracaju.

A instalação do Município ocorreu no ano seguinte. Em 25 de março de 1913. O primeiro prefeito de Ponta Porã, foi o gaúcho João Ponciano de Mattos Pereira.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

PND: prazo para recurso de atendimento especializado termina dia 12

PL entra com representação na Câmara contra Camila Jara, acusada de agredir Nikolas Ferreira

Jovem desaparecida é encontrada morta em cova rasa na casa do ex-marido

medicos infantil

Defensoria pede resposta em um mês para sumiço de prontuários

Notícias mais lidas agora

adotar uma onça em mato grosso do sul

Presença de onças é comum em local onde homem diz ter sofrido ataque em Corumbá, diz IHP

pollon jara confusão

Hugo Motta indica Camila Jara e Marcos Pollon para afastamento do mandato por até seis meses

Jovem desaparecida é encontrada morta em cova rasa na casa do ex-marido

Revalida divulga resultado de recursos para atendimento especializado

Últimas Notícias

Polícia

Imagens mostram cabo da PM sendo baleado em abordagem

Atingido no pescoço durante abordagem ocorrida na favela de Paraisópolis

Brasil

TCU recomenda que Câmara investigue gastos de Eduardo Bolsonaro

O órgão vê indícios de irregularidade na estadia do parlamentar nos Estados Unidos

Polícia

Suposto grupo armado lança ameaças nas redes sociais contra supostos

As autoridades ainda não emitiram um comunicado oficial

Política

Kemp e Vander saem em defesa de Camila Jara, acusada de agredir parlamentar

Nikolas Ferreira diz ter siso agredido pela petista