Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Jovem carioca comemora diploma: “É preto, favelado e professor”

Hebert Vinicius Miranda, de 25 anos, nasceu na comunidade Vigário Geral, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Uma das comunidades mais violentas dos anos 90, viu uma das maiores chacinas da história do Estado acontecer com 21 mortos. O jovem perdeu o pai, o irmão e o tio para a violência do tráfico. Mas […]
Arquivo -

Hebert Vinicius , de 25 anos, nasceu na comunidade Vigário Geral, na Zona Norte do . Uma das comunidades mais violentas dos anos 90, viu uma das maiores chacinas da história do Estado acontecer com 21 mortos.

O jovem perdeu o pai, o irmão e o tio para a violência do tráfico. Mas diferente dos familiares, seu destino foi outro. Se tornou atleta, estudou e, no último dia 10, conquistou seu diploma universitário, comemorado nas redes sociais em um post que chegou a ter 10 mil retweets e 50 mil curtidas.

“Filho, sobrinho e irmão de 3 traficantes mortos. Algumas poucas pessoas desejaram que eu tivesse o mesmo fim, porém, a história foi diferente. Vou exibir isso aqui em todo lugar mesmo, porque eu lutei pra conquistar. É preto, favelado e professor! Tô formado. #Edfisica”, escreveu Hebert na publicação. 

Em entrevista ao G1 do Rio, Hebert diz não ter tido muito contato com o pai, falecido enquanto ainda era pequeno. Recorda-se mais do irmão mias novo, Giovane: um menino tranquilo e estudioso, até que entrou para o tráfico e morreu, aos 15 anos, quando Vinicius tinha 18.

“É aquilo, onde a gente mora, onde a gente vive, o tempo todo você convive com influências boas e ruins, e se você tiver uma cabeça fraca em algum momento, você desvia do caminho. Foi o que aconteceu com ele”, ressaltou.

Família como base

Rebatendo o senso comum sobre a vida na periferia, diz que não foi criado por marginais e que a mãe e a madrinha sempre foram um exemplo de conduta.

“Fui criado por pessoas que me passavam bons exemplos e diziam que a melhor forma de melhorar a vida eram os estudos. Eu tive uma boa base, educação. Só não tive dinheiro. Eu sei que para fazer tudo que quero, eu preciso estudar”.

Foco

O esporte também foi fundamental. Competidor de atletismo desde criança, chegou a treinar no Vasco e sonhava em ir para os Jogos Olímpicos.

“Eu tinha um sonho de todo atleta, que é chegar a uma Olimpíada. Quando, em 2016, tudo começou a desandar, em investimento e desempenho, eu abandonei o esporte só para estudar.”

Apesar do fim do sonho, como atleta conseguiu bolsa na Universidade Salgado de Oliveira, em Niterói, onde acaba de se formar em Educação Física.

Ativismo

Além disso, Hebert Vinicius escreve e preenche a saudade que o esporte deixou com poesia debatendo temas, como e homofobia.

“Ser negro, , morar na favela, são questões que dificultam um pouco a convivência, mas a gente aprende a lidar. Morar na favela não é fácil, mas crescer sendo pobre, negro, tem tanta dificuldade que quando vem mais uma você só pode enfrentar. Qualquer uma, seja sexual, seja racial, tem dia que abate, entristece, mas tem que levantar a cabeça e seguir”, completou.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Marido usa arma de choque e foice para agredir esposa em Angélica

‘Já matei e quero matar você também’: com facão, homem ameaça assassinar vizinha idosa em Jardim

Câmara aprova projeto que torna permanente a Lei de Incentivo ao Esporte

Mulher fica ferida ao ser espancada por dois homens em Sonora

Notícias mais lidas agora

mpms segurança mp

Gastos do MPMS superam R$ 330 milhões nos primeiros 6 meses de 2025

‘El Monstruo’: o criminoso mais procurado do país pode estar escondido na fronteira de MS

VÍDEO: Madrinha homenageia Sophie no dia em que bebê completaria 1 ano de vida

cepol amigo

Polícia prende ladrão em flagrante e recupera objetos furtados na Vila Nasser

Últimas Notícias

Política

Trump ameaça taxar Rússia em 100% caso guerra com a Ucrânia continue

Otan anuncia que vai pagar por nova leva de equipamentos militares

Esportes

Juventude vence com Gilberto herói, VAR polêmico e deixa Sport agonizando

O atacante foi às redes no começo de cada tempo e foi ovacionado pela torcida

Polícia

Mulher fica ferida ao ser agredida com garrafada de vidro em bar de Bonito

A vítima teve vários ferimentos pelo corpo e precisou ser encaminhada para o hospital da cidade

Política

Lei da Reciprocidade Comercial será publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira

Presidente Lula assinou o decreto que regulamenta a Lei nesta segunda-feira