Quantas aves você é capaz de observar por dia? Durante as 24 horas de 5 de maio deste ano diversas pessoas registraram 949 pássaros de 280 espécies no Mato Grosso do Sul. A ação, que acontece anualmente, faz parte do Global Bird Day, evento mundial promovido pelo The Cornell Lab of Ornithology, entidade dedicada ao estudo e preservação de aves.

Os dados ainda estão sendo compilados, portanto os números ainda vão mudar. Até esta segunda-feira (07), Mato Grosso do Sul era o sétimo estado brasileiro com 280 espécies de pássaros observados. A arara-vermelha foi o animal mais avistado neste ano.

Qualquer pessoa pode participar do evento. Acesse o site eBird para saber como e para mais informações sobre rankings mundiais e nacionais

Aves no Mato Grosso do Sul

Aves - Bichoita
Bichoita (Schoeniophylax phryganophilus) (Foto: Edson Marques/Reprodução Facebook)

Entre os locais ou pessoas com mais registros de aves no Estado está a Pousada Aguapé com 206 espécies. A pousada, que fica em Aquidauana, município 140 quilômetros distante de Campo Grande, tem a 5ª posição entre locais ou pessoas com mais espécies em todo o Brasil.

Quem também está contribuindo com a ação é o biólogo Edson Marques, que trabalha como monitor ambiental no Buraco das Araras, em , a 238 quilômetros da Capital. Até a última atualização desta segunda-feira (07) ele estava em 4º lugar no ranking do Mato Grosso do Sul, com 99 espécies.

“O Mato Grosso do Sul é um grande estado para o de observação de aves”, opina Edson. Segundo ele, o número de pássaros observados é muito alto para a época, por estarmos no outono. Para o biólogo os números são é muito significativos para o turismo local. “O segmento chamado observação de aves vem movimentando toda a cadeia produtiva de estados e cidades. Assim, com as aves, pode-se desenvolver ações econômicas para regiões onde há grande diversidade de espécies”, explica.

Próximo a , que fica a 298 quilômetros de Campo Grande, o Buraco das Araras é uma das paradas obrigatórias para turismo. Edson fez diversos registros de pássaros no local. Assista a um dos vídeos produzidos pela atração turística.

 

Como as Araras Vermelhas fazem AMOR? ❤ ?❤ São aves monogâmicas que ficam com seus parceiros para resto da vida! O importante é o sucesso reprodutivo.”Tá” curioso? Aperte play . PS- AUMENTE O SOM???

Posted by Edson Moroni on Thursday, August 17, 2017

 

Ano das Aves – Além disso, 2018 foi eleito o Ano Internacional das Aves por importantes instituições como National Audubon Society, National Geographic, BirdLife International e o próprio The Cornell Lab of Ornithology. No Brasil, a agência ambiental Pick-upau juntamente com as mais de 150 organizações participantes, vai “celebrar as aves, através de canais como revistas, televisão, mídias sociais e outros meios de comunicação”, conforme diz o site da instituição. A ação é realizada em comemoração ao centenário da aprovação da Lei do Tratado das Aves Migratórias (MBTA, na sigla em inglês).

Matéria editada às 15:17 para correção de informações.

Fale MAIS!

O que você gostaria de ver no MidiaMAIS? Envie sua sugestão para o e-mail [email protected], ou pelos telefones 67 99965-7898/3312-7422.

Siga o MidiaMAIS no Instagram @midia_mais_