Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Cientista de Aquidauana participa do “Conversa com Bial” nesta quinta

Programa será exibido nesta quinta-feira (7), às 23h45
Arquivo -

Aos 19 anos e com mais de 60 premiações em feiras de ciências pelo mundo, o aquidauanense Luiz Fernando da Silva Borges é um dos convidados do programa “Conversa com Bial”, desta quinta-feira (7). O assunto debatido com o apresentador, Pedro Bial, é sobre a educação no Brasil.

O jovem concluiu o ensino médio pelo IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul), pólo de , em 2016, onde também teve oportunidade de desenvolver alguns projetos científicos no âmbito acadêmico, o que lhe rendeu os prêmios.

Luiz Fernando já participou diversas vezes de uma das maiores feiras de ciência e tecnologia do mundo, a Intel Isef (Intel International Science and Engineering Fair), onde também foi premiado pelos projetos que apresentou.

Entre os projetos que desenvolveu, ele destaca o primeiro trabalho, realizado em 2013, que trata-se de uma versão melhorada e de menor custo do equipamento que amplifica o DNA. Dois anos depois, em 2015, ele começou a se dedicar a outro projeto, que era uma prótese que permitia às pessoas amputadas poder controlar as juntas e sentir todas sensações dos movimentos.

Mas o grande projeto de Luiz Fernando é um aparelho chamado “Hermes Braindeck”, uma espécie de touca que permite estabelecer uma comunicação entre médicos e pacientes em coma ou estado vegetativo, por meio da audição. Este aparelho foi o segundo colocado em uma competição da Intel Isef , que teve a participação de 1.800 jovens cientistas de 78 países.

Depois desta premiação na feira, Luiz Fernando firmou parceria com o empresário campo-grandense Ricardo Nantes, que patrocinou o projeto. O aparelho está em fase de aprovação de um comitê ético para ser testado em pacientes. Caso seja aprovado, os testes serão realizados na Santa Casa de . O resultado está previsto para sair até o final de maio.

Em 2016, o aquidauanense recebeu a honraria de dar seu nome à um asteroide, pelas suas invenções. A honraria foi concedida a Luiz Fernando pelo Lincoln Laboratory, por ele ter sido vencedor da Intel ISEF. O projeto dele foi o melhor entre os alunos do ensino médio do hemisfério sul, não só do ano, mas de toda a história da feira até 2016, quando estava na 68ª edição.

Programa

O programa “Conversa com Bial” será exibido nesta quinta-feira (7), a partir das 23h45 (horário de Mato Grosso do Sul). Luiz Fernando participa dos dois últimos blocos, nos quais fala sobre sua experiência em desenvolvimento em pesquisas em engenharia biomédica durante o ensino médio. Ele entra após a entrevista com Cao Hamburger, criador de Castelo Rá-Tim-Bum, que também falou sobre o sistema educacional no Brasil.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Fã de Henrique & Juliano viraliza ao apalpar cantores em camarim: ‘Encheu a mão’

Agesul lança licitação de R$ 10,4 milhões para pavimentar ruas de bairro em Bonito

Câmara publica novo prazo para concluir CPI que investiga Consócio Guaicurus

detran

Agência de autoatendimento do Detran-MS funciona em novo horário no Shopping Norte Sul

Notícias mais lidas agora

consórcio guaicurus

Ônibus sucateados: situação da frota do Consórcio Guaicurus é pior que a média brasileira

AO VIVO: STF tem 2º dia de julgamento de Bolsonaro e outros réus

Em Nova Alvorada, promotor do MPMS é alvo de denúncia por suspeita de ‘aliviar’ para prefeito

Na Justiça, candidata consegue se manter em concurso após ser desclassificada por ausência

Últimas Notícias

Mundo

Trump diz que EUA atiraram em embarcação que saiu da Venezuela carregada de drogas

Presidente americano afirmou que 11 "narcoterroristas" morreram no ataque

MidiaMAIS

‘Quero envelhecer aqui’, afirma pastor mirim sobre ‘paz’ de Ponta Porã

Missionário Miguel Oliveira disse ter ficado encantado com Ponta Porã, onde foi carregado por fiéis evangélicos

Transparência

Pavimentação de ruas em bairro de Juti vão ter custo de R$ 8,7 milhões

A Agesul abre a licitação no dia 19 de setembro, às 09h30

MidiaMAIS

Foto misteriosa cai perto de restaurante e deixa equipe intrigada em Campo Grande

Funcionários procuram por pessoas que aparecem em fotografia encontrada