Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Prepare-se: Campo Grande vai ter ruas cheias de zumbis na tarde deste sábado!

Zombie Walk reunirá fãs e adeptos da cultura zumbi na Capital
Arquivo -

Zombie Walk reunirá fãs e adeptos da cultura zumbi na Capital

Atenção! Atenção! Se no fim da tarde deste sábado (15) você se deparar com mortos-vivos se arrastando ao longo da Avenida Eduardo Elias Zahran, por favor, não se desespere! Os zumbis que percorrerão a extensão da via não estão atrás de comer o seu cérebro. Aproveite para cumprimentá-los, pois apesar de estarem em decomposição, são todos muito gentis e até vão topar tirar uma selfie com você. Duvida?

Antes de qualquer ataque de pânico, é bom saber quem são os ‘mortos-vivos’ da Zombie Walk, o evento que é realizado logo mais em Campo Grande. Cada um dos participantes é um fãs da cultura zumbi que, de tão fissurados nas reviravoltas de narrativas que exploram este universo ficcional, querem pertencer a ele um pouquinho. Como? Fantasiando-se de zumbi, é claro. E saindo por aí numa caminhada, simulando um apocalipse zumbi.

​Organizada desde 2008 pelo estudante de matemática Dionivam Santos Paixão, 28, a Zombie Walk ainda é tímida, mas ensaia ano após anos superar sua meta de público. O estudante conta com o apoio de alguns amigos, como o cozinheiro Erly Cristiano Saravy de Oliveira, 26 anos, tudo para proporcionar uma tarde que seja de interação entre os fãs de séries, filmes e franquias de vídeo-game como ‘Resident Evil’, ‘The Walking Dead’ e clássicos do horror como ‘A Volta dos Mortos Vivos’.

“Nosso evento é da época do Orkut, o primeiro que a gente realizou foi ainda em 2008. Só depois, em 2011, é que a gente criou o perfil no Facebook. Mas, nesse tempo todo, a gente fez a Zombie Walk gratuita, e sempre que possível com prêmios, sorteios e uma programação bacana para o pessoal após a caminhada”, conta Dionivam.

.

 

Cultura Zombie

Para quem está bem por fora dessa tal de ‘cultura zombie’, mais que natural se perguntar de onde ela surgiu. É bem provável que você já tenha visto as chamadas de séries de sucesso como ‘The Walking Dead’. Assim como assistido, alguma vez, a um dos filmes da franquia ‘Resident Evil’. É mais ou menos por aí. Estas produções chegaram no embalo de uma cultura geek que de tão segmentada acabou ganhando uma espécie de ‘consciência própria’, como explica Dionivam:

“Essa cultura zumbi tem um rastro dentro de uma cultura de rock. Em 2001 surgiu a primeira Zombie Walk do planeta, nos Estados Unidos. E tinha uma pegada no pós-punk, mas dialogava com a cultura geek, com o início da era emocore, do crescimento dos otakus. E quando surgiu a ideia dos zumbis, aproveitando o sucesso desses filmes, séries, histórias em quadrinhos e jogos de vídeo-game, a coisa ganhou uma proporção bem maior”, relata o estudante, que também explica que no Brasil, Zombie Walks já são sucesso há anos no e em .

“Existem também os filmes clássicos, como ‘A Volta dos Mortos-Vivos’ e outros títulos do fim dos anos 80, que exploravam esse lance de zumbis. E olha que de lá pra cá explorar esse universo é algo que só cresceu”, aponta Erly, que também organiza o evento de Campo Grande.

De fato, essa cultura zumbi nem parece ter prazo para acabar. E quem for adepto, ainda dá tempo de preparar a fantasia e entrar em meio ao bando que deve, logo mais, sair pelas ruas da cidade.

 

 

 

Concentração e premiações

Na edição deste sábado, a concentração está marcada a partir das 15h, em frente ao cemitério Santo Antônio, no bairro Vila Glória. A partir das 17h, o grupo se prepara para a caminhada, que deve atravessar cerca de 2/3 da extensão da Zahran até subir na Rua São Félix, onde fica a Hamburgeekeria. No local, os participantes podem matar a fome, curtem música e também participam de vários sorteios.

E como este ano o grupo conseguiu alguns patrocínios, haverá, também, concurso que premiará os que estiverem com as melhores caracterizações. Para o primeiríssimo lugar de maquiagem ou fantasia, o prêmio será uma camisa estilizada, um pôster Zombie e um ingresso para a Festa ‘Burn’, que será realizada no Cactus. Para o segundo lugar, um pôster e um ingresso para Festa ‘Burn’. Já o terceiro lugar ganha um pôster e um abraço zombie. Quem estiver fantasiado, ainda concorre a um ingresso VIP para a festa, além de 2 pôsteres e mais um prêmio surpresa.

“A gente conseguiu um HTC Vive, um óculos de realidade virtual que faz as caçadas aos zumbis serem incrivelmente mais reais e todo mundo vai poder experimentar lá”, conclui Dionivam.

Serviço – Zombie Walk 2017. Concentração em frente ao cemitério Santo Amaro (Avenida da Consolação s/n – Vila Glória), a partir das 15h. Caminhada até a Hamburgeekeria (R. São Félix, 47 – Vila Vilas Boas) a partir das 17h. Outras informações na fanpage Zombie Walk MS.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Açougues que vendiam carnes sem procedência são alvos da Decon em Bandeirantes

VÍDEO: Engavetamento envolve duas carretas e um micro-ônibus na BR-163 em Nova Alvorada do Sul

Com parceria de 18 empresas, ‘Emprega CG’ oferta mil vagas de trabalho na quarta-feira

Programe-se: desfile cívico e eventos religiosos interditam ruas de Campo Grande neste fim de semana

Notícias mais lidas agora

Deputado do RJ usava loja do Flamengo em Campo Grande para lavar dinheiro de facção, diz MP

VÍDEO: Crianças se arriscam em quadriciclo em meio a carretas e carros na BR-163

PREDADOR FOGO BIOPARQUE

Agressivo, predador ‘de fogo’ é o novo morador do Bioparque Pantanal

Donos procuram por ‘Pantera’ desaparecida há dois dias em Campo Grande

Últimas Notícias

Economia

Taxas futuras seguem oscilação do dólar e têm leve queda na sessão desta quinta

A sessão foi de ajustes técnicos às vésperas do payroll de agosto

MidiaMAIS

De doença rara a estado vegetativo, relembre milagres de Carlo Acutis em Campo Grande

Pacientes relatam milagre da cura vivido após contato com relíquias do Santo da Internet

Cotidiano

Condições meteorológicas favorecerão ocorrência de incêndios na região pantaneira nos próximos dias

Cemtec alerta que o 'perigo de fogo' variará entre 'muito alto' a 'extremo', principalmente entre os dias 5 e 9 de setembro

Cotidiano

Prefeitura pretende revitalizar chafariz da Praça Ary Coelho ainda em 2025 

Secult estima investimento superior a R$ 100 mil