Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Prepare-se: Campo Grande vai ter ruas cheias de zumbis na tarde deste sábado!

Zombie Walk reunirá fãs e adeptos da cultura zumbi na Capital
Arquivo -

Zombie Walk reunirá fãs e adeptos da cultura zumbi na Capital

Atenção! Atenção! Se no fim da tarde deste sábado (15) você se deparar com mortos-vivos se arrastando ao longo da Avenida Eduardo Elias Zahran, por favor, não se desespere! Os zumbis que percorrerão a extensão da via não estão atrás de comer o seu cérebro. Aproveite para cumprimentá-los, pois apesar de estarem em decomposição, são todos muito gentis e até vão topar tirar uma selfie com você. Duvida?

Antes de qualquer ataque de pânico, é bom saber quem são os ‘mortos-vivos’ da Zombie Walk, o evento que é realizado logo mais em . Cada um dos participantes é um fãs da cultura zumbi que, de tão fissurados nas reviravoltas de narrativas que exploram este universo ficcional, querem pertencer a ele um pouquinho. Como? Fantasiando-se de zumbi, é claro. E saindo por aí numa caminhada, simulando um apocalipse zumbi.

​Organizada desde 2008 pelo estudante de matemática Dionivam Santos Paixão, 28, a Zombie Walk ainda é tímida, mas ensaia ano após anos superar sua meta de público. O estudante conta com o apoio de alguns amigos, como o cozinheiro Erly Cristiano Saravy de Oliveira, 26 anos, tudo para proporcionar uma tarde que seja de interação entre os fãs de séries, filmes e franquias de vídeo-game como ‘Resident Evil’, ‘The Walking Dead’ e clássicos do horror como ‘A Volta dos Mortos Vivos’.

“Nosso evento é da época do Orkut, o primeiro que a gente realizou foi ainda em 2008. Só depois, em 2011, é que a gente criou o perfil no Facebook. Mas, nesse tempo todo, a gente fez a Zombie Walk gratuita, e sempre que possível com prêmios, sorteios e uma programação bacana para o pessoal após a caminhada”, conta Dionivam.

.

 

Cultura Zombie

Para quem está bem por fora dessa tal de ‘cultura zombie’, mais que natural se perguntar de onde ela surgiu. É bem provável que você já tenha visto as chamadas de séries de sucesso como ‘The Walking Dead’. Assim como assistido, alguma vez, a um dos filmes da franquia ‘Resident Evil’. É mais ou menos por aí. Estas produções chegaram no embalo de uma cultura geek que de tão segmentada acabou ganhando uma espécie de ‘consciência própria’, como explica Dionivam:

“Essa cultura zumbi tem um rastro dentro de uma cultura de rock. Em 2001 surgiu a primeira Zombie Walk do planeta, nos Estados Unidos. E tinha uma pegada no pós-punk, mas dialogava com a cultura geek, com o início da era emocore, do crescimento dos otakus. E quando surgiu a ideia dos zumbis, aproveitando o sucesso desses filmes, séries, histórias em quadrinhos e jogos de vídeo-game, a coisa ganhou uma proporção bem maior”, relata o estudante, que também explica que no Brasil, Zombie Walks já são sucesso há anos no Rio de Janeiro e em .

“Existem também os filmes clássicos, como ‘A Volta dos Mortos-Vivos’ e outros títulos do fim dos anos 80, que exploravam esse lance de zumbis. E olha que de lá pra cá explorar esse universo é algo que só cresceu”, aponta Erly, que também organiza o evento de Campo Grande.

De fato, essa cultura zumbi nem parece ter prazo para acabar. E quem for adepto, ainda dá tempo de preparar a fantasia e entrar em meio ao bando que deve, logo mais, sair pelas ruas da cidade.

 

 

 

Concentração e premiações

Na edição deste sábado, a concentração está marcada a partir das 15h, em frente ao cemitério Santo Antônio, no bairro Vila Glória. A partir das 17h, o grupo se prepara para a caminhada, que deve atravessar cerca de 2/3 da extensão da Zahran até subir na Rua São Félix, onde fica a Hamburgeekeria. No local, os participantes podem matar a fome, curtem música e também participam de vários sorteios.

E como este ano o grupo conseguiu alguns patrocínios, haverá, também, concurso que premiará os que estiverem com as melhores caracterizações. Para o primeiríssimo lugar de maquiagem ou fantasia, o prêmio será uma camisa estilizada, um pôster Zombie e um ingresso para a Festa ‘Burn’, que será realizada no Cactus. Para o segundo lugar, um pôster e um ingresso para Festa ‘Burn’. Já o terceiro lugar ganha um pôster e um abraço zombie. Quem estiver fantasiado, ainda concorre a um ingresso VIP para a festa, além de 2 pôsteres e mais um prêmio surpresa.

“A gente conseguiu um HTC Vive, um óculos de realidade virtual que faz as caçadas aos zumbis serem incrivelmente mais reais e todo mundo vai poder experimentar lá”, conclui Dionivam.

Serviço – Zombie Walk 2017. Concentração em frente ao cemitério Santo Amaro (Avenida da Consolação s/n – Vila Glória), a partir das 15h. Caminhada até a Hamburgeekeria (R. São Félix, 47 – Vila Vilas Boas) a partir das 17h. Outras informações na fanpage Zombie Walk MS.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Dólar fecha em baixa de 0,26%, a R$ 5,5472, com ajustes e alta do petróleo

Comerciantes reclamam de cheiro ‘insuportável’ de lixo jogado em terreno baldio no Iracy Coelho

TCE-MS reprova contas de ex-prefeito de Bela Vista por descumprir metas fiscais

Casa Branca rebate Lula: Trump não quer ser ‘imperador do mundo’, mas ‘presidente forte’

Notícias mais lidas agora

JBS terá que participar de conciliação com moradores por fedor no Nova Campo Grande

Consórcio Guaicurus pede na Justiça devolução de multas com juros e correção monetária

mpms

Com 88 sigilos, MPMS gastou mais de R$ 369 mil em diárias durante junho

Polícia encontra mais de 1 tonelada de maconha escondida em ilha no Porto Caiuá

Últimas Notícias

Esportes

Brasil leva medalha na natação, a 1ª nos Jogos Mundiais Universitários

Na próxima sexta-feira (18) o basquete brasileiro estreia nas quadras

Trânsito

VÍDEO: Motociclista atinge traseira de carro durante conversão em corredor de ônibus

Motorista fez conversão a esquerda, quando a moto, na faixa de ônibus, atingiu a traseira do veículo

Mundo

Chile: terremoto de magnitude 5,1 atinge região de minas de cobre no norte do país, diz EMSC

Não há registro de feridos

Polícia

Confusão com corredor de ônibus termina em acidente entre Meriva e BMW na Rui Barbosa

O pneu de um dos carros chegou a estourar devido ao impacto da batida