Confira nossa coluna de  desta semana

Pintar a parede de colorido para alegrar um espaço é uma prática recorrente na decoração. Mas que tal fazer uma parede em degradê, sobrepondo tons de uma mesma paleta de cores? É possível? A designer de interiores Aline Padilha diz que sim. “Depois de escolher a cor para pintar, basta utilizar a técnica para criar uma progressão de tons do claro para o escuro. Além de deixar a decoração mais elegante, a técnica amplia a sensação de espaço e deixa o ambiente mais pessoal”, enfatiza.

Esse estilo também é chamado de “parede ombré”. 

Segundo ela, o primeiro passo é medir a altura da parede com uma fita métrica ou trena para, em seguida, dividi-la em nove faixas horizontais do mesmo tamanho. “Marque as faixas suavemente com um lápis. Escolha onde ficará a cor mais escura, encostada no teto ou no chão, e comece por ela, pintando apenas uma faixa”, ensina. 

Parede em degradê dá beleza toda diferente para ambientes e é fácil de fazer

Para que essa progressão seja bem suave e bacana, algumas dicas podem ajudar. “Para tirar a aparência nítida de separação das cores, você pode fazer um sombreado entre as faixas. Enquanto a tinta estiver secando, borrife um pouco de água nas divisões e dê leves batidas com uma esponja para espalhar a tinta. Outra opção é, enquanto a tinta estiver molhada, passar um pincel seco entre as divisões, criando um degradê entre cada tonalidade”, afirma. Depois disso, é só criar o ambiente bacana que você quiser.