Confira algumas dicas

O ano começou e com ele muita gente está buscando uma vida mais saudável e menos sedentária, mesmo os solteiros, que muitas vezes acabam caindo na armadilha da comida industrializada, do bom e fácil arroz com ovo, ou daqueles salgadinhos gordurosos que matam a rapidinho, tudo isso passando dias e dias em frente à televisão vendo Netflix. Mas, segundo a nutricionista Fernanda de Matos, não precisa começar com nenhuma atitude radical. “A alimentação pode ser facilmente adaptada, se você busca ser mais saudável, é fácil começar com substituições. Se você visa perder peso, faça acompanhamento com um nutricionista tendo em mente que a alimentação mais balanceada é algo para a vida toda”, indica a profissional. 

Segundo ela, as pessoas pararam de se importar com o que estão comendo. “Comida industrializada, que passa por tantos processos de modificação, que nem temos ideia, não é a resposta. Precisamos comer com mais consciência, entender que mais do que nutrição, comida está ligada à nossa saúde. Ninguém quer que você troque a batata frita por barra de cereal para sempre, mas que tal trocar o salgadinho industrializado cheio de sódio por frutas secas, castanhas, ou uma bela tigela de melancia em pedaços bem geladinha? Você precisa encontrar prazer em comer comida real, comida que vem da natureza. E assim encontrar seus sabores e sentir-se bem”, analisa a nutricionista. 

Como a saúde cobra e 2017 já chegou, pensamos em 5 atitudes que você pode ter para ser um pouco mais saudável ao longo do ano. Confira. 

1. Coma mais comida de verdade e menos industrializados

Alguns nutricionistas dizem que a alimentação é responsável por 80% da sua saúde, acompanhada por 20% de exercício físico. Se você vive na correria e apela para as lasanhas congeladas cheias de sódio, que tal mudar esse hábito e se esforçar um pouco para melhorar a alimentação? Comece priorizando frutas, verduras, legumes e carnes de qualidade, além de trocar o pão e o arroz pelas versões integrais. Dê um tempo no refrigerante e prefira suco ou água. Troque a besteira por uma comida mais saudável. Mas não precisa deixar a lasanha de lado, troque a lasanha industrializada por uma feita com legumes ao invés de massa, por exemplo. Faça escolhas inteligentes. 

 

2. Leia mais os rótulos do que você consome

Partindo da premissa de que agora você vai comer mais comida de verdade e menos comida industrializada, comece a pesquisar sobre o que está na embalagem do que você consome. Para analisar a lista de ingredientes a primeira coisa que você precisa saber (e a mais importante) é que a ordem em que eles aparecem no rótulo faz diferença. Isso porque eles estão ordenados de forma decrescente, ou seja, o que aparece primeiro é o que está mais presente naquele alimento. Saber o que você está comendo pode evitar consumo de açúcar que você não queria, por exemplo. 

3. Beba mais água

Deixe uma garrafa de água sempre à mão no trabalho e em casa. Na sua residência, deixe várias garrafinhas prontas para consumo. Beba mais água sempre, e crie o hábito de se hidratar mais em 2017. A água é responsável por hidratar os tecidos do corpo, regular a temperatura do cérebro, ajudar na lubrificação das articulações, auxiliar o funcionamento dos rins e do fígado, entre muitas outras funções. 

Reprodução/Shutterstock

 

4. Se movimente mais

Está sem tempo de fazer um exercício físico de alto impacto? Comece se mexendo mais em outros momentos do seu dia, como na hora do trabalho. Levante mais para executar tarefas e se puder, vá a determinados lugares caminhando, passe a usar mais as escadas. E se possível, faça alguma atividade física que lhe atrair mais. O corpo humano não foi feito para ficar parado. 

5. Faça alongamentos

Os alongamentos são derivados de comportamentos humanos instintivos como alongar os braços e as pernas para espreguiçar e bocejar. Na medida que relaxam a mente e “regulam” o corpo, devem fazer parte da vida diária de cada um. Alongue-se mais entre suas atividades, quando acordar, antes de dormir, para evitar dores musculares e fortalecer seu corpo e sua mente.