Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Henrique de Medeiros é eleito presidente da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras

Escritor presidirá entidade até 2020
Arquivo -

Escritor presidirá entidade até 2020

O escritor, jornalista e publicitário Henrique Alberto de Medeiros é o novo presidente da Academia Sul-mato-grossense de Letras (ASL). Medeiros foi eleito no último sábado (7), para mandato de três anos (2017-2020), no qual assume o compromisso de promover democratização da literatura.

Ocupante da cadeira de número 10, Medeiros terá como vice a poeta e professora Raquel Naveira. A nova diretoria também conta com o poeta Rubenio Marcelo como secretário-geral; o escritor J. P. Frazão como secretário; a poeta Elizabeth Fonseca como 1ª Tesoureira; e o escritor e historiador Valmir Batista Correa como 2º Tesoureiro. A posse da nova diretoria está prevista para o próximo dia 30.

Henrique de Medeiros é eleito presidente da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras

Natural de , Medeiros é autor dos livros de poemas e contos como “O Azul Invisível do Mês que Vem”, “Pirâmide de Palavras”, “Que as Dores se Transformem em Cores” e “Palavras Correndo Atrás de Textos”, e também roteirizou “David Cardoso, o Rei da Pornochanchada”. Com títulos traduzidos para o francês, o publicitário também é um dos coautores do livro “Vozes das Artes Plásticas de Mato Grosso do Sul”.

ASL

Com 40 Cadeiras, aos moldes da Academia Brasileira de Letras (ABL), a ASL mantém ao longo da sua existência a defesa da língua portuguesa e o cultivo da arte literária, zelando e incentivando todas as derivações da cultura nacional e estadual. A Academia tem programas literoculturais importantes, como o “Concurso de Contos Ulisses Serra” e o “Concurso de Poesias Oliva Enciso”. Mantém ainda o “Chá Acadêmico” – apresentando palestras de interesse da sociedade -, o “Suplemento Cultural” – caderno literário mais antigo de forma ininterrupta no país – e a “Revista da ASL”, dentre outros.

Referência cultural de Mato Grosso do Sul, a ASL atende aos que buscam seus serviços e orientações, além da biblioteca e obras. Fundada em 1971, como Academia de Letras e História de , essa denominação predominou até dezembro de 1978, quando em assembleia geral às vésperas da instalação da nova unidade da Federação (MS) – em 1979 -, a instituição foi transformada em Academia Sul-Mato-Grossense de Letras.

Atualmente com duas cadeiras vagas – a cadeira 1, vaga por Manoel de Barros e a 31, vaga por Hildebrando Campestrini -, a Academia Sul-Mato-Grossense de Letras tem entre seus acadêmicos, além dos citados na diretoria, Abílio Leite de Barros; Abrão Razuk; Altevir Soares Alencar; Américo Ferreira Calheiros; Antonio João Hugo Rodrigues; Augusto César Proença; Emmanuel Marinho; Francisco Albuquerque Palhano; Francisco Leal de Queiroz; Geraldo Ramon Pereira; Guimarães Rocha; Hermano de Melo; Ileides Muller; José Couto Vieira Pontes; Lélia Rita de Figueiredo Ribeiro; Lucilene Machado Garcia Arf; Maria Adélia Menegazzo; Marisa Serrano; Orlando Antunes Batista; Paulo Corrêa de Oliveira; Paulo Sérgio Nolasco dos Santos; Paulo Tadeu Haendchen; Pe. Afonso de Castro; Reginaldo Alves de Araújo; Rêmolo Letteriello; Renato Toniasso; Samuel Xavier Medeiros; Theresa Hilcar; Valmir Batista Corrêa e Wilson Barbosa Martins. Oswaldo Almeida e Pedro Chaves foram recentemente eleitos para cadeiras que estavam vagas (respectivamente cadeiras 3 e 19) e aguardam solenidades de posse.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Rafael Ilha é detonado por expor intimidade de Gugu Liberato: ‘Sentou muito’

Feriadão da Páscoa: Saiba como será o funcionamento de serviços em Dourados

Caiu aí? Spotify apresenta instabilidade

Chuva intensa causa deslizamento e bloqueia escadaria em Corumbá

Notícias mais lidas agora

CNMP inclui na pauta recurso contra Alexandre Magno uma semana após indicação para conselho

Após perder eleição, Reinaldo volta a processar adversário político que o chamou de corrupto

detran

Servidor perde cargo de gerente do Detran-MS após desejar morte de Bolsonaro

Homem denuncia ex-mulher após desvio de R$ 250 mil de conta em Campo Grande

Últimas Notícias

Brasil

Confederação de trabalhadores repudia decisão do STF sobre pejotização

Ministro suspendeu todos os processos sobre 'pejotização' na segunda-feira, 14

Famosos

VÍDEO: Jojo Todynho disputa buquê da noiva em casamento de cantor campo-grandense

Na hora que as mulheres tentaram agarrar o arranjo, Jojo chegou a avançar para tomar posse do buquê, mas recuou quando as flores caíram na mão de uma amiga especial

Mundo

China afirma que não se deixará levar pelo ‘jogo insignificante’ de tarifas dos EUA

Porta-voz do Ministério do Comércio chinês chamou estratégia de Trump de 'irracional'

Mundo

Califórnia vai processar governo Trump por tarifas

Governo da Califórnia afirmou que tarifas tem causado prejuízos irreparáveis ao país