Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Henrique de Medeiros é eleito presidente da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras

Escritor presidirá entidade até 2020
Arquivo -

Escritor presidirá entidade até 2020

O escritor, jornalista e publicitário Henrique Alberto de Medeiros é o novo presidente da Academia Sul-mato-grossense de Letras (ASL). Medeiros foi eleito no último sábado (7), para mandato de três anos (2017-2020), no qual assume o compromisso de promover democratização da literatura.

Ocupante da cadeira de número 10, Medeiros terá como vice a poeta e professora Raquel Naveira. A nova diretoria também conta com o poeta Rubenio Marcelo como secretário-geral; o escritor J. P. Frazão como secretário; a poeta Elizabeth Fonseca como 1ª Tesoureira; e o escritor e historiador Valmir Batista Correa como 2º Tesoureiro. A posse da nova diretoria está prevista para o próximo dia 30.

Henrique de Medeiros é eleito presidente da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras

Natural de , Medeiros é autor dos livros de poemas e contos como “O Azul Invisível do Mês que Vem”, “Pirâmide de Palavras”, “Que as Dores se Transformem em Cores” e “Palavras Correndo Atrás de Textos”, e também roteirizou “David Cardoso, o Rei da Pornochanchada”. Com títulos traduzidos para o francês, o publicitário também é um dos coautores do livro “Vozes das Artes Plásticas de Mato Grosso do Sul”.

ASL

Com 40 Cadeiras, aos moldes da Academia Brasileira de Letras (ABL), a ASL mantém ao longo da sua existência a defesa da língua portuguesa e o cultivo da arte literária, zelando e incentivando todas as derivações da cultura nacional e estadual. A Academia tem programas literoculturais importantes, como o “Concurso de Contos Ulisses Serra” e o “Concurso de Poesias Oliva Enciso”. Mantém ainda o “Chá Acadêmico” – apresentando palestras de interesse da sociedade -, o “Suplemento Cultural” – caderno literário mais antigo de forma ininterrupta no país – e a “Revista da ASL”, dentre outros.

Referência cultural de Mato Grosso do Sul, a ASL atende aos que buscam seus serviços e orientações, além da biblioteca e obras. Fundada em 1971, como Academia de Letras e História de , essa denominação predominou até dezembro de 1978, quando em assembleia geral às vésperas da instalação da nova unidade da Federação (MS) – em 1979 -, a instituição foi transformada em Academia Sul-Mato-Grossense de Letras.

Atualmente com duas cadeiras vagas – a cadeira 1, vaga por Manoel de Barros e a 31, vaga por Hildebrando Campestrini -, a Academia Sul-Mato-Grossense de Letras tem entre seus acadêmicos, além dos citados na diretoria, Abílio Leite de Barros; Abrão Razuk; Altevir Soares Alencar; Américo Ferreira Calheiros; Antonio João Hugo Rodrigues; Augusto César Proença; Emmanuel Marinho; Francisco Albuquerque Palhano; Francisco Leal de Queiroz; Geraldo Ramon Pereira; Guimarães Rocha; Hermano de Melo; Ileides Muller; José Couto Vieira Pontes; Lélia Rita de Figueiredo Ribeiro; Lucilene Machado Garcia Arf; Maria Adélia Menegazzo; Marisa Serrano; Orlando Antunes Batista; Paulo Corrêa de Oliveira; Paulo Sérgio Nolasco dos Santos; Paulo Tadeu Haendchen; Pe. Afonso de Castro; Reginaldo Alves de Araújo; Rêmolo Letteriello; Renato Toniasso; Samuel Xavier Medeiros; Theresa Hilcar; Valmir Batista Corrêa e Wilson Barbosa Martins. Oswaldo Almeida e Pedro Chaves foram recentemente eleitos para cadeiras que estavam vagas (respectivamente cadeiras 3 e 19) e aguardam solenidades de posse.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Camp Rock 3 confirma elenco e apresenta nova geração de campers

Árvore ‘dorme e acorda’ na porta de banco após queda em Campo Grande: ‘Estão entrando pelo gramado’

Mutirão de limpeza quer reunir 100 voluntários na Praça Ary Coelho neste sábado

‘Tudo eu, tudo eu’: ‘Chaves’ é preso por porte de drogas no RJ; veja o vídeo

Notícias mais lidas agora

MPMS vai a julgamento no ‘Conselhão’ por acumular 6 mil processos de violência doméstica

Menina de 10 anos sofre queimaduras com chapão no rosto e tórax e está em coma na Santa Casa

Sada Cruzeiro, que disputará Supercopa em Campo Grande, é derrotado no Mineiro

Disney confirma “Camp Rock 3”: Jonas Brothers voltam ao set após 15 anos

Últimas Notícias

Conteúdo de Marca

Empresas privadas e seu impacto positivo na sociedade

Nos últimos anos, a atuação de empresas privadas vem ultrapassando os limites do lucro para ocupar um papel mais ativo na transformação social.

MidiaMAIS

Cobras são retiradas de gruta turística entre as mais visitadas de MS ‘por segurança’

Serpentes foram capturadas e soltas em habitat natural, distante da presença humana

Le Blog Maria Antonia

De protagonista a diretora: Demi Lovato dirige o 3º filme de “Camp Rock”

Depois de conquistar o público como Mitchie Torres e se tornar a grande voz da franquia, Demi Lovato dá um passo histórico em sua carreira: ela será a diretora e produtora executiva de Camp Rock 3.

Polícia

Após remoções, policiais civis organizam manifestações em Campo Grande

Policiais afirmam que remoções ocorreram depois de críticas sobre plantões da Deam