Corumbá respira Carnaval e desfiles são aguardados pelas Escolas de Samba e público

Saiba mais sobre a programação completa da festa

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Saiba mais sobre a programação completa da festa

“Minha carne é de carnaval / O meu coração é igual”, disseram os Novos Baianos na música “Swing de Campo Grande”, do disco “Acabou Chorare”, de 1972. Esse deveria ser o hino do Carnaval de Corumbá, onde a preparação para a festa – uma das maiores do calendário da Cidade Branca – começou há algum tempo. No dia 15 de fevereiro, a Prefeitura Municipal divulgou a extensa programação de festas, shows, encontros, blocos, cordões, os desfiles e ensaios das Escolas de Samba, e muitos outros acontecimentos. 

Por lá, já é Carnaval. Pelos comércios, avenidas e ruas de paralelepípedos, o coração batia em compasso acelerado, entre serpentinas previamente colocadas. Na semana do lançamento da programação a promessa já era de muita festa. Com a escolha da Corte do Momo oficial no dia 18 de fevereiro, último domingo, oficializou-se a paixão corumbaense pela folia. “O nosso Carnaval não será apenas de festa, mas também de investimentos. Nós estamos apostando muito em diversificação do seguimento turístico, e como temos um turismo forte e consolidado, procuramos aprimorar e aperfeiçoar outros seguimentos”, enfatizou o prefeito de Corumbá, Ruiter Cunha de Oliveira.  

A programação é incrivelmente extensa, e tem para todos os gostos, com destaque principalmente para o Carnaval Cultural, que seria a folia mais tradicional, e também para os shows nacionais, blocos de sujo e muitas outras atrações. Duas novidades também permeiam a programação: o “Samba no Busão”, onde grupos de samba cobrirão trajetos de transporte público para que todo mundo entre no clima da folia, e a retomada de uma festa matinal, com o desfile do bloco Sandálias de Frei Mariano, que será no dia 25 às 10h. Até quem não curte tanto a festa terá seu espaço em Corumbá. Tudo isso, segundo a prefeitura, para valorizar a cidade e garantir que os turistas sejam bem recepcionados, sem esquecer de quem mora e respira Carnaval por ali. 

Programação oficial

A abertura aconteceu no dia 25 de janeiro, com a inauguração da exposição de fotografias dos antigos carnavais e fantasias, no antigo Hotel Galileo, onde atualmente funciona a Fundação de Cultura. No dia 12 de fevereiro, foram escolhidas as três melhores marchinhas compostas por artistas locais em Porto Geral. 

Nesta quinta-feira (23), o tradicional Bloco de Sujos Chupeta deu início aos desfiles do dia. Após as 22 horas, aconteceu a Coroação da Corte de Momo e o Desfile de Fantasias, no Ginásio do Corumbaense Futebol Clube. 

 

Oficialmente, a programação até 28 de fevereiro trará novidades aos foliões: o Samba no Busão, criado como atrativo aos usuários do transporte público, bloco Sandálias de Frei Mariano, desfilando em novo dia e horário. Em 2017, o bloco saiu no dia 25, às 10 horas. Nesta sexta-feira (24), o Bloco Cibalena levou mais de 25 mil pessoas para a passarela. 

No sábado ( 25), a noite na Avenida General Rondon, houve dos 11 blocos oficiais, Afro Samba, Os Intocáveis, Flor de Abacate, Nação Zumbi, Bola Preta, Arthur Marinho, Praia, Bola e Cerveja, Vitória Régia, Águia da Vila, Oliveira Somos Nós, e o Clube dos Sem.

Mais novidades

O bloco independente Afoga o Ganso descerá às 2h30 para a passarela do samba com seu trio elétrico e a banda Chiclete com Banana. Neste domingo, (26), o carnaval matinal volta com o cortejo da Corte de Momo, pela Feira Central, localizada na Rua Ladário. Já às 10h30, a roda de samba no Porto Geral convida a todos. As crianças poderão aproveitar o carnaval às 17 horas, na Praça da Independência, com o baile infantil. 

À noite, a partir das 19 horas, o desfile das escolas de samba do grupo de acesso será iniciado, na seguinte ordem: Unidos da Major Gama, Caprichosos de Corumbá, Acadêmicos do Pantanal, Estação Primeira do Pantanal e Imperatriz Corumbaense.

O Grupo Especial chega com tudo na avenida às 19 horas no dia 27. São elas: A Pesada, Marquês de Sapucaí, Mocidade Independente de Nova Corumbá, Unidos da Vila Mamona e Império do Morro, pela ordem de desfile. 

O dia 28 trará o saudosismo lúdico das antigas festas com o Carnaval, cujo desfile dos bonecões, Pastorinhas, Corte de Momo, carros antigos, fuscas, Marinheiros, bloco do frevo, além dos tradicionais cordões carnavalescos Paraíso dos Foliões, Cinelândia, Flor de Corumbá e Cravo Vermelho, começa às 19 horas. O Bloco dos Palhaços se apresentará às 22h30.  O show nacional da Bateria Batuque Digital acontecerá às 2h. A Quarta-Feira de Cinzas chega para todos no dia 1º de março, com a apuração dos votos das escolas de samba e blocos oficiais acontecerá na Avenida General Rondon, às 16 horas.

Conteúdos relacionados

campo-grandenses trolados no centro dd
papai noel touro berrante ms
consul estados unidos campo grande 3