Corumbá respira Carnaval e desfiles são aguardados pelas Escolas de Samba e público
Saiba mais sobre a programação completa da festa
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Saiba mais sobre a programação completa da festa
“Minha carne é de carnaval / O meu coração é igual”, disseram os Novos Baianos na música “Swing de Campo Grande”, do disco “Acabou Chorare”, de 1972. Esse deveria ser o hino do Carnaval de Corumbá, onde a preparação para a festa – uma das maiores do calendário da Cidade Branca – começou há algum tempo. No dia 15 de fevereiro, a Prefeitura Municipal divulgou a extensa programação de festas, shows, encontros, blocos, cordões, os desfiles e ensaios das Escolas de Samba, e muitos outros acontecimentos.
Por lá, já é Carnaval. Pelos comércios, avenidas e ruas de paralelepípedos, o coração batia em compasso acelerado, entre serpentinas previamente colocadas. Na semana do lançamento da programação a promessa já era de muita festa. Com a escolha da Corte do Momo oficial no dia 18 de fevereiro, último domingo, oficializou-se a paixão corumbaense pela folia. “O nosso Carnaval não será apenas de festa, mas também de investimentos. Nós estamos apostando muito em diversificação do seguimento turístico, e como temos um turismo forte e consolidado, procuramos aprimorar e aperfeiçoar outros seguimentos”, enfatizou o prefeito de Corumbá, Ruiter Cunha de Oliveira.
A programação é incrivelmente extensa, e tem para todos os gostos, com destaque principalmente para o Carnaval Cultural, que seria a folia mais tradicional, e também para os shows nacionais, blocos de sujo e muitas outras atrações. Duas novidades também permeiam a programação: o “Samba no Busão”, onde grupos de samba cobrirão trajetos de transporte público para que todo mundo entre no clima da folia, e a retomada de uma festa matinal, com o desfile do bloco Sandálias de Frei Mariano, que será no dia 25 às 10h. Até quem não curte tanto a festa terá seu espaço em Corumbá. Tudo isso, segundo a prefeitura, para valorizar a cidade e garantir que os turistas sejam bem recepcionados, sem esquecer de quem mora e respira Carnaval por ali.
Programação oficial
A abertura aconteceu no dia 25 de janeiro, com a inauguração da exposição de fotografias dos antigos carnavais e fantasias, no antigo Hotel Galileo, onde atualmente funciona a Fundação de Cultura. No dia 12 de fevereiro, foram escolhidas as três melhores marchinhas compostas por artistas locais em Porto Geral.
Nesta quinta-feira (23), o tradicional Bloco de Sujos Chupeta deu início aos desfiles do dia. Após as 22 horas, aconteceu a Coroação da Corte de Momo e o Desfile de Fantasias, no Ginásio do Corumbaense Futebol Clube.
Oficialmente, a programação até 28 de fevereiro trará novidades aos foliões: o Samba no Busão, criado como atrativo aos usuários do transporte público, bloco Sandálias de Frei Mariano, desfilando em novo dia e horário. Em 2017, o bloco saiu no dia 25, às 10 horas. Nesta sexta-feira (24), o Bloco Cibalena levou mais de 25 mil pessoas para a passarela.
No sábado ( 25), a noite na Avenida General Rondon, houve dos 11 blocos oficiais, Afro Samba, Os Intocáveis, Flor de Abacate, Nação Zumbi, Bola Preta, Arthur Marinho, Praia, Bola e Cerveja, Vitória Régia, Águia da Vila, Oliveira Somos Nós, e o Clube dos Sem.
Mais novidades
O bloco independente Afoga o Ganso descerá às 2h30 para a passarela do samba com seu trio elétrico e a banda Chiclete com Banana. Neste domingo, (26), o carnaval matinal volta com o cortejo da Corte de Momo, pela Feira Central, localizada na Rua Ladário. Já às 10h30, a roda de samba no Porto Geral convida a todos. As crianças poderão aproveitar o carnaval às 17 horas, na Praça da Independência, com o baile infantil.
À noite, a partir das 19 horas, o desfile das escolas de samba do grupo de acesso será iniciado, na seguinte ordem: Unidos da Major Gama, Caprichosos de Corumbá, Acadêmicos do Pantanal, Estação Primeira do Pantanal e Imperatriz Corumbaense.
O Grupo Especial chega com tudo na avenida às 19 horas no dia 27. São elas: A Pesada, Marquês de Sapucaí, Mocidade Independente de Nova Corumbá, Unidos da Vila Mamona e Império do Morro, pela ordem de desfile.
O dia 28 trará o saudosismo lúdico das antigas festas com o Carnaval, cujo desfile dos bonecões, Pastorinhas, Corte de Momo, carros antigos, fuscas, Marinheiros, bloco do frevo, além dos tradicionais cordões carnavalescos Paraíso dos Foliões, Cinelândia, Flor de Corumbá e Cravo Vermelho, começa às 19 horas. O Bloco dos Palhaços se apresentará às 22h30. O show nacional da Bateria Batuque Digital acontecerá às 2h. A Quarta-Feira de Cinzas chega para todos no dia 1º de março, com a apuração dos votos das escolas de samba e blocos oficiais acontecerá na Avenida General Rondon, às 16 horas.
Notícias mais lidas agora
- Corpo de homem desaparecido é encontrado em rio no interior de MS
- Motorista de aplicativo esfaqueia cliente após briga por cancelamento de corrida em Campo Grande
- Empresário vítima de infarto aos 36 anos fazia uso de anabolizantes esporadicamente, diz irmão
- Idosa é presa e comparsa foge após tentar abrir conta com documentos falsos em agência bancária
Últimas Notícias
Lei sancionada: Iguatemi terá receita de R$ 134 milhões para 2025
Este valor está distribuído entre o Orçamento Fiscal e o Orçamento da Seguridade Social
VÍDEO: Campo-grandenses são trolados no Centro em época de compras para o Natal
Que maldade? Influencer que produz conteúdo de humor pregou peça em moradores que estão em busca de presentes na rua 14 de Julho
Acidente entre duas carretas deixa motorista gravemente ferido na MS-306
Com o impacto da batida parte da rede elétrica foi atingida
Faltando 4 dias para o Natal, rodoviária de Campo Grande deve ter movimentação de 48 mil passageiros
A cidade de Corumbá está entre um dos destinos mais procurado
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.