Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Para mostrar o lado humano da dependência química, psiquiatra lança livro hoje

Obra tem um total de dois volumes
Arquivo -

Obra tem um total de dois volumes

No mês de junho, desde 1999, é organizada nacionalmente a “Semana Nacional Antidrogas”, com o objetivo de conscientizar os brasileiros no combate às drogas. Para contribuir na disseminação do conhecimento sobre a dependência química, o psiquiatra Marcos Estevão Moura reuniu em dois livros parte do conhecimento adquirido em 30 anos de trabalho nessa área, e pretende ajudar não só os dependentes químicos, mas também os familiares  e a sociedade em geral. O lançamento dos livros “Meu nome é Romualdo” e “Dependência química, uma prisão de ponta cabeça”, será realizado hoje (09), às 19 horas, na Associação Médica de Mato Grosso do Sul.

O livro intitulado “Meu nome é Romualdo” conta a história de um dependente químico que, apesar de vivenciar muitas dificuldades, consegue alcançar um final feliz na luta contra as drogas. “A história de Romualdo é a história de muitos dependentes químicos. Acho que o livro pode ajudar o público em geral a conhecer o que é a dependência química, a encarar isso como uma doença”, explica o especialista. Na luta contra as drogas, o personagem se utiliza de diversas ferramentas como o tratamento médico e psicológico, os grupos de apoio e a religião. “O tratamento da dependência é uma guerra de amplas frentes, então quanto mais ferramentas o dependente utilizar mais fácil é o tratamento”, completa.

 

Foto por Raquel de Souza/Divulgação

 

No segundo livro, intitulado “Dependência química, uma prisão de ponta cabeça”, o personagem Romualdo aborda diversos aspectos da dependência química, como a abstinência, as recaídas de comportamento, o tratamento, a internação compulsória, na visão de quem já vivenciou todo o processo, evitando a linguagem técnica geralmente utilizada nos livros acadêmicos.

“As taxas de sucesso no tratamento da dependência química ainda são baixas, mas com obras como essa podemos contribuir para que os trabalhos com prevenção e tratamento ganhem a importância que merecem”, define Marcos Estevão. “Há 30 ano a OMS (Organização Mundial de Saúde) dizia que menos de 5% dos dependentes conseguiria sair das drogas, hoje já quadruplicamos esse percentual”, comemora o médico.

SERVIÇO – O lançamento dos livros publicados pela Life Editora, será realizado hoje às 19 horas, na Associação Médica de Mato Grosso do Sul, localizada na Rua Desembargador Leão Neto do Carmo, 155 – Parque dos Poderes.

(Com informações da assessoria)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Rafael Ilha é detonado por expor intimidade de Gugu Liberato: ‘Sentou muito’

Feriadão da Páscoa: Saiba como será o funcionamento de serviços em Dourados

Caiu aí? Spotify apresenta instabilidade

Chuva intensa causa deslizamento e bloqueia escadaria em Corumbá

Notícias mais lidas agora

CNMP inclui na pauta recurso contra Alexandre Magno uma semana após indicação para conselho

Após perder eleição, Reinaldo volta a processar adversário político que o chamou de corrupto

detran

Servidor perde cargo de gerente do Detran-MS após desejar morte de Bolsonaro

Homem denuncia ex-mulher após desvio de R$ 250 mil de conta em Campo Grande

Últimas Notícias

Sem Categoria

Confederação de trabalhadores repudia decisão do STF sobre pejotização

Ministro suspendeu todos os processos sobre 'pejotização' na segunda-feira, 14

Famosos

VÍDEO: Jojo Todynho disputa buquê da noiva em casamento de cantor campo-grandense

Na hora que as mulheres tentaram agarrar o arranjo, Jojo chegou a avançar para tomar posse do buquê, mas recuou quando as flores caíram na mão de uma amiga especial

Mundo

China afirma que não se deixará levar pelo ‘jogo insignificante’ de tarifas dos EUA

Porta-voz do Ministério do Comércio chinês chamou estratégia de Trump de 'irracional'

Mundo

Califórnia vai processar governo Trump por tarifas

Governo da Califórnia afirmou que tarifas tem causado prejuízos irreparáveis ao país