Morre José Okama, do Bar do Zé, palco de encontros memoráveis da Capital
Ele está sendo velado na Capela Nipo
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Ele está sendo velado na Capela Nipo
Foram mais de 50 anos de existência, e o Bar do Zé, localizado no coração da Barão do Rio Branco, bem no seu calçadão, se despede de José Yassuke Okama, o Zé que batizou um local que resistiu três gerações. Ele faleceu na madrugada deste domingo (28), aos 76 anos de idade, em decorrência de uma saúde já frágil. Segundo sua filha, Mariângela Okama, de 42 anos, Zé vinha internado no Proncor por diabetes, problemas no coração e estava tratando também problemas respiratórios. “Ele caminhava, fazia fisioterapia, mas acabou pegando uma infecção e faleceu”, descreveu Mariângela.
O bar fica na Barão do Rio Branco, nº 1213, no centro. A herdeira, que conta ter crescido entre os frequentadores do bar, explica que há cerca de 19 anos, seu Zé teve um aneurisma no coração e precisou se afastar da administração do local, deixando o bar para seu filho, Mário, que cuida do bar até hoje. Há muitas décadas, o espaço foi cenário de enormes comemorações culturais, tratados políticos, encontros de autoridades. “Fazendeiros, empresários, vinham aqui para fecharem seus negócios. Políticos se encontravam sempre aqui”, relata Mariângela.
O café sempre foi o mesmo, feito de forma manual, passado “na hora” no coador de pano e servido no copo de vidro, daqueles de boteco bem tradicional. Comprar uma máquina de expresso esteve sempre fora de cogitação. O bar também era ponto de encontro de artistas, e sempre nos cordões e bailes de rua que aconteciam na região central de Campo Grande, acabavam indo parar lá.
O calçadão do Bar do Zé também foi cenário para os campo-grandenses assistirem ao impeachment de Fernando Collor, nos anos 1990, entre outros episódios memoráveis contados por quem frequentou o espaço.
O bar continua com as mesmas tradições, sendo que ele foi passado para as mãos de Zé pela mãe dele, e dele para o filho. “Mesmo com o passar do tempo, aqui ainda é palco de muita festividade”, descreve Mariângela. Segundo informações da família, seu Zé será velado ainda neste domingo (28) na Capela Nipo-Brasileira, na avenida Mato Grosso, e será sepultado no Cemitério Santo Antônio.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: carro de motorista por aplicativo pega fogo no Tijuca
- ‘Apenas vendedora’, diz ex-miss apontada como membro de quadrilha e acusada de estelionato
- Idoso de 70 anos morre na Santa Casa após cair em hélice de roçadeira em chácara
- ‘Tenho como provar’: nora vem a público e escreve carta aberta para sogra excluída de casamento em MS
Últimas Notícias
Em alusão ao Dia Mundial do Diabetes, USF Moreninhas oferta atendimentos gratuitos de neste sábado
No evento, serão oferecidos exames de retinografia, avaliação da saúde do paciente diabético, pesagem e orientação
Pesquisa da CNT aponta que diminuiu quantidade de rodovias de má qualidade em MS
Percentual de rodovias no Estado classificadas como de condição regular, ruim ou péssima caiu de 56,2% no ano de 2023 para 48,31% neste ano de 2024
Yudi Tamashiro e Mila Braga estão à espera do primeiro filho: “Grávidos”
Casados há dois anos, Yudi Tamashiro e Mila Braga anunciaram a primeira gravidez; os pombinhos se conhecem desde os 7 anos
Prêmio acumula e Mega-Sena paga R$ 18 milhões no sorteio deste sábado
Aposta mínima custa R$ 5 e pode ser feita em Casas Lotéricas ou no site da Loterias Caixa
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.