MidiaMAIS

Manual dos Solteiros: 6 erros que você está cometendo ao lavar suas roupas

Dá para manter roupas como novas por mais tempo se seguirem essas dicas

Guilherme Cavalcante Publicado em 06/08/2016, às 18h20

None
manuallavaroupacapa.jpg

Dá para manter roupas como novas por mais tempo se seguirem essas dicas

Manual dos Solteiros: 6 erros que você está cometendo ao lavar suas roupasSolteiro que sou, digo para todo mundo que meu maior investimento da vida, mais que comprar fogão e geladeira, foi adquirir uma máquina de lavar. Durante o primeiro uso, assisti todo o programa de lavagem das calças jeans que antes eu lavava na mão. E não consigo simplesmente descrever o quão relaxante foi isso.

Com o passar dos meses, entretanto, comecei a amargar alguns prejuízos. Lavar roupas é uma arte de fácil aprendizado, mas que muitos ignoram as regras. E o resultado mais claro são manchas, camisas desbotadas, bolinhas e colarinhos puídos. Tudo isso seria diferente se tivéssemos nos atentado às regras básicas.

Com base nas catástrofes de vestuário que já enfrentei, o 'Manual dos Solteiros' de hoje traz os principais erros pelos quais você não precisa passar, como eu (e milhões de outras pessoas que moram sozinhas Brasil a fora). Apegue-se nas dicas e saia de casa sempre com o branco mais branco e o vermelho mais vivo. Confira!

1. Não separar as roupas adequadamente

(GettyImages)

Um dos maiores erros que fazem suas roupas durar menos é não separá-las por tipo e cor. A probabilidade de perder algumas peças porque sua calça vermelha vai manchá-las é maior se você misturar sua camisa branca no meio do 'bolo'. Por isso, separe sempre por cor e tipo, desta forma, as peças delicadas também podem ter sobrevida caso você respeite o programa de lavagem adequado.

2. Fazer economias bobas na hora de escolher o sabão

(MagForWomen)

Quando não se escolhe um sabão de boa qualidade, seja líquido ou em pó, as roupas podem não sair limpas. Exato, às vezes o sabão que não limpa pode apenas redistribuir a sujeira com todas as outras roupas. Uma dica é ler bem o rótulo das marcas nas prateleiras antes de escolher. Não hesite em trocar ideias com quem tem experiência no ramo. Sua mãe, possivelmente.

3. Não ler a etiqueta das suas roupas

(Foto: Blog 5àSec)

Sabia que a roupa que você veste neste momento tem manual de instruções de lavagem? Esta localizado na parte de trás, na etiqueta. Lá tem as informações básicas a serem seguidas, como, por exemplo, secar à sombra, não lavar na máquina ou não usar alvejante. Apegue-se aos símbolos e tenha menos perdas durante a lavagem.

4. Alvejante com cloro… Apenas NÃO!

(MappinClothes)

Os alvejantes com cloro podem até proporcionar o 'branco mais branco', mas também estragam as fibras do tecido e, principalmente, elásticos. Prefira sempre as marcas que não usam cloro – algumas servem até para roupas coloridas.

5. As manchas, elas não podem esperar

(GettyImages)

Não deixe para amanhã a remoção da mancha de molho de tomate que você pode fazer hoje. Vinho, catchup, sangue, tinta de caneta… Cada tipo tem uma solução específica e o Google é muito sábio nas soluções. Na dúvida, não deixe para amanhã e limpe tudo imediatamente. Dica: tenha sempre bicarbonato de sódio e vinagre de álcool ou maçã na despensa. Note que esta dica serve também para não deixar roupas sujas por muito tempo. Marcas de suor, por exemplo, podem ser bem complicadas de sair.

6. Não lavar roupas antes de usar

(ShutterStock)

Aqui é uma dica de saúde: você nunca vai ver pais vestindo seus bebês com roupas novas sem lavar antes. Tudo que chega na loja parece limpinho e às vezes é até perfumado, mas está cheio de resíduos químicos que podem afetar sua saúde e desenvolver alergias. Por isso, sempre realize lavagens antes de estrear suas roupas novas.

Jornal Midiamax