Um dos principais nomes da música regional 

Com três cachês em atraso a cantora recebeu na manhã desta quinta-feira (11) o título de embaixadora da Cultura de . O título foi dado após votação do projeto de lei n° 8.109/15, proposto pelos vereadores Vanderlei Cabeludo (PMDB) e Eduardo Romero (Rede). Com 80 anos, Delinha é um dos principais nomes da música regional sul-mato-grossense.

Os shows em atrasos contratados pela prefeitura ocorreram no distrito de Anhanduí, no Bairro Maria Aparecida Pedrossian e na Igreja Nossa Senhora Aparecida. “Isso não é só desta gestão, isso vem de várias gestões governamentais”, diz o músico João Paulo, filho e parceiro musical de Delinha.

“O artista ele necessita (do cachê), não é o caso só eu e minha mãe. Temos músicos que tocam com a gente e quando sabem que vamos tocar para órgão público, questionam quando vamos receber”.

 “Meu sonho é que os artistas regionais fossem tratados merecidamente iguais aos nacionais, não digo em termos de cachê. Mas, ao menos quando formos tocar, já estivéssemos com o nosso dinheirinho, só isso”, disse.

Embaixadora da Cultura de Campo Grande

O projeto destaca a artista como um ícone não só da música regional, mas também uma cantora de história marcante, presente nos eventos culturais do Estado ao longo dos anos, e detentora de um legado musical sem precedentes. Como embaixadora, ela deverá participar de eventos e difundir a cultura local, auxiliada pela Fundac (Fundação Municipal de Cultura).

Delinha cantou ao lado de Délio desde os anos 1950, quando ficaram conhecidos como o “Casal Onça de Mato Grosso”. Os músicos tinham em comum o amor pela fauna e flora do Pantanal, assim como a ideia da importância do rasqueado. “Isso (o título de embaixadora) é um reconhecimento pelo trabalho desde quando Mato Grosso era uno. Eles foram pioneiros em levar o rasqueado para todo o Brasil. O artista já não consegue fazer muitos shows, então é bacana para divulgar os artistas da velha guarda”, analisa o músico e filho de Delinha, João Paulo.

Delinha, no ano passado, gravou o DVD “Sinfônico”, com a participação de convidados no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo em Campo Grande. O projeto deverá ser encaminhado ao Executivo para ser sancionado pelo prefeito Alcides Bernal (PP). (Colaborou Daiane Libero)