Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Criado por campo-grandense, projeto mostra quem são as ‘minas’ que fizeram história

'As Mina na História' reúne mais de 150 mil seguidores
Arquivo -

‘As Mina na História’ reúne mais de 150 mil seguidores

Dandara dos palmares. Antonieta de Barros. Fatima Al Fihri. Você sabe quem foram essas mulheres? Se não, saiba que Dandara foi uma mulher negra, guerreira, lutadora e esposa de Zumbi dos Palmares, Antonieta foi a primeira mulher a ter um cargo no governo brasileiro em 1901, e Fatima criou a primeira universidade do mundo. Quem conta essas histórias e muitas outras é a página “As Mina na História”, criada por uma jovem campo-grandense, e que hoje tem mais de 150 mil seguidores nas redes sociais. 

São milhares de mulheres que contribuíram com a história mundial e que acabaram esquecidas. Muitas, como a atriz Hedy Lamar, criaram ou foram responsáveis pelo desenvolvimento de tecnologias que utilizamos hoje. Hedy ajudou a criar bases para sistemas que hoje são conhecidas como Bluetooth, GPS e Wi-Fi, durante a Segunda Guerra Mundial, mas só foi lembrada por sua beleza. Elas também estiveram presentes nas artes, nas guerras, na ciência e lutas políticas e em diversos outros departamentos, mas muitas vezes não levaram os créditos. 

Isso incomodava a jovem Sigrid Beatriz Varanis Ortega. Aos 18 anos, ela é aficionada por história. “Eu estava participando da Olimpíada Nacional de História do Brasil e vi uma foto da Maria Bonita em meio as questões, uma foto que eu nunca tinha visto na minha vida. Assim fui pesquisar sobre a vida da Maria Bonita e fiquei com vontade de criar um projeto que envolvesse história”, relembra. Assim surgiu a página “As Mina na História”, que, com quase 150 mil seguidores, se dedica a mostrar que as mulheres impactaram a história tanto quanto os homens, porém, em virtude de discriminação e machismo, jamais tiveram os devidos créditos. “As histórias possuem uma força muito grande, elas inspiram e empoderam mulheres, elas mostram a resistência que trazemos no nosso corpo”, pontua. 

 

Ampla pesquisa

Junto com as colaboradoras da página, Sigrid pesquisa amplamente sobre as personagens que muitas vezes não são lembradas por suas contribuições, mesmo sendo, de certa forma, famosas. Em um dos posts da página, Chiquinha Gonzaga é lembrada como a primeira pianista de choro, autora da primeira marcha carnavalesca com a letra de “Ó Abre Alas”, 1899, e também a primeira mulher a reger uma orquestra no Brasil. Em outra postagem, é mostrado que Benedita da Silva foi a primeira senadora negra do Brasil. Política ativista do Movimento Negro e Feminista, ela era filha de lavradores. 

Mas nem só de nomes históricos da sociedade brasileira vive o conteúdo de “As Minas na História”. Histórias como a da rapper afegã que aos dez anos de idade quase foi vendida para uma casamento arranjado e hoje usa o rap como protesto nas sociedades radicais, e também de Marina Abramovic, artista que se destacou por ser pioneira nas intervenções que levavam à uma ampla reflexão sobre a natureza humana, são mostradas. O nome “Mina”, uma gíria para designar mulher, é intencional, e segundo Sigrid, a recepção do público tem sido muito interessante. “‘Mina’ é justamente para ser algo informal. Recebemos bastante sugestões por mensagem, o que é bem legal pois acaba sendo uma troca de informações”, acredita. 

Guerreira Dandara dos Palmares

 

Dentro da concepção do projeto, Sigrid e as “minas” têm vontade de levar o conceito para além do ambiente online. “Queremos sair do virtual e ser algo mais ativo, realizar palestras, lambes pelas ruas, sarais, oficinas. Nós pensamos em fazer um livro, mas como somos um projeto independente, essas coisas vão demorar um pouco para acontecer. Nós vendemos marca página da Maria Bonita e cadernetas com foto de algumas mulheres. Já fizemos zines e pretendemos fazer camisetas também”, enumera.

Conheça a página: As Mina na História. 

Fotos: As Mina na História/Divulgação.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Entre os 50 do mundo: João Fonseca registra melhor posição da carreira no ranking da ATP

Dua Lipa encanta fãs ao mandar mensagem em português sobre nova turnê

Virou pai? Ex-BBB Davi Brito anuncia adoção de menino: ‘Meu filho’

Eduardo Bolsonaro terá prazo para responder a questionamento, se assim quiser (Pablo Valadares, Agência Câmara)

Diretor da PF irá incluir ameaças de Eduardo Bolsonaro em inquérito

Notícias mais lidas agora

Ex-chefe de licitações do governo de Reinaldo pode ser condenado por rombo de R$ 6,3 milhões no HRMS

Assassino que matou ex-amante da mulher no Coophavila estava foragido por tráfico

Carolina Dieckmann mostra últimos dias de Preta Gil: ‘Como você lutou…’

‘Quando acordei tinha policiais no quintal’, disse morador onde assassino de Leonardo se escondeu

Últimas Notícias

Brasil

Reembolso de descontos ilegais do INSS começa a ser pago na quarta-feira

Devolução será por ordem de adesão em parcela única corrigida

Polícia

Mulher é esfaqueada no abdômen por confeiteira e tem vísceras expostas em Campo Grande

Suspeita foi presa em casa e negou o crime

Le Blog Maria Antonia

Turnê de Billie Eilish vai virar filme em 3D dirigido por James Cameron

Billie Eilish surpreendeu os fãs com uma revelação cinematográfica de peso!

Política

Senadores embarcam para missão nos EUA na sexta-feira

Reuniões com representantes da presidência norte-americana começam dia 28 de julho