Ação acontece no dia 3 de dezembro

Para mostrar que a moda pode incluir a todos e a todas, a AMDEF/CG (Associação de Mulheres com Deficiência de Campo Grande) realiza no dia 3 de dezembro o 1º Desfile e Concurso de Moda Inclusiva de Mato Grosso do Sul, às 19h30, no Shopping Bosque dos Ipês. O curso de moda da UNIDERP, o único do tipo na Capital, é um parceiro da ação, bem como o Shopping. 

Doze mulheres com deficiência, entre elas crianças, vão desfilar roupas elaboradas de acordo com a necessidade de cada uma delas. A confecção das peças está sendo conduzida pelas disciplinas de Ergonomia no Design e Projeto Integrado. “O objetivo é criar roupas inclusivas para um segmento que é tão pouco explorado pelo comércio”, explica a coordenadora do curso Carolina Debus. 
 
O desafio para os jovens estilistas que vão participar é criar roupas pensadas para um dia-a-dia prático, não só para as modelos, mas para todas as pessoas com deficiência, que buscam autonomia e praticidade. Os projetos serão avaliados por jurados. 

Debates

A proposta é abrir as discussões sobre a importância da acessibilidade e da usabilidade do vestuário para a pessoa com deficiência, além de incluir a pauta, também, no calendário dos eventos de moda, em Mato Grosso do Sul. Mirella Ballatore, presidente da associação, afirma que o desfile trará visibilidade para a questão das diferenças. “A indústria da moda não olha para as deficiências, agora é nossa vez de falar sobre autoestima”, defende. 
 
A luta das mulheres com deficiência por uma moda acessível é a mesma de outras mulheres fora do padrão que sofrem no momento das compras. “O evento, dividido em três etapas, promove a inclusão, a conscientização e o emponderamento das mulheres com deficiência, sob a inspiração do Concurso Moda Inclusiva, realizado no Estado de São Paulo”, diz Daniele Carvalho, coordenadora de Marketing do Shopping. 

SERVIÇO – O desfile acontece na Av. Cônsul Assaf Trad. A entrada é franca.