Destino do prédio histórico foi discutido em audiência na terça-feira (10)

Na tarde da última terça-feira (10), uma no Plenário Isaac Borges Capilé, na Câmara de Vereadores de , discutiu os possíveis destinos do prédio do Castelinho. Uma das sugestões mais aceitas entre os presentes foi de que o prédio histórico passasse a ser um interativo, contando a história do município e da fronteira.

O prédio já foi utilizado como base do Governo Federal na década de 40, e se encontrava abandonado. O secretário de Estado de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação de Mato Grosso do Sul, Athayde Nery presidiu a audiência, e disse estar satisfeito com o debate. “Ouvir a população é essencial, para que a etapa de restauro possa atender o desejo da comunidade local”, afirmou.

O prefeito de Ponta Porã, Ludimar Novais, se declarou favorável à ideia de instalação de um museu no prédio e afirmou que se trata de uma forma de preservar a memória cultural da fronteira. “O Castelinho faz parte da nossa história. Muitos fatos marcantes ocorreram nesse prédio”, disse. O vereador Marcelino Nunes afirmou que leis municipais que preservem o patrimônio histórico do município são uma luta de “toda a sociedade fronteiriça”.

A maioria dos presentes na audiência pública foram favoráveis que o Castelinho abrigue o Museu de Ponta Porã. Atualmente a cidade conta apenas com o Museu da Erva Mate, mantido pela empresa Erva Mate Santo Antônio.

(Com supervisão de Daiane Libero)