Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Biblioteca Isaías Paim realiza exposição literária destacando obras do Prêmio Guavira

1.200 livros foram doados à biblioteca e estão disponíveis para empréstimo
Arquivo -

1.200 livros foram doados à biblioteca e estão disponíveis para empréstimo

Estão disponibilizadas para empréstimo e em exposição obras que foram contempladas pelo prêmio Guavira, um projeto da Fundação de Cultura no qual escritores de todo o território nacional podem participar com obras inéditas. Na última edição houve a participação de 305 escritores. Em contrapartida os autores doaram à biblioteca mil e duzentos exemplares de livros. A exposição acontece de 23 a 30 de setembro das 08 às 17h.

No Prêmio Guavira 2016, na categoria romance, Mary del Priore  ganhou o prêmio com Beije-me onde o sol não alcança. Em Conto o escritor Antônio de Pádua Fernandes Bueno venceu com Cidadania da Bomba. Na categoria Poesia o primeiro lugar ficou com Bruno Lopes Molinero, autor de Alarido; Na Literatura Infantil o premiado foi Marcelo Eduardo Lelis de Oliveira, com Hortência das Tranças.  Já na categoria Juvenil a premiada foi Anna Claudia Ramos, autora de No meio do Caminho.

O romance da autora Mary Del Priore “Beije-me onde o sol não me alcança”, relata triangulo amoroso  de um conde russo, uma baronesa do café e uma ex-escrava no século XIX. Unidos por paixões e tragédias e a moral hipócrita de uma época. A história é baseada em fatos reais onde a autora cria uma narrativa que faz o leitor mergulhar desde as primeiras páginas, fazendo um retrato vivo  de acontecimentos que marcaram as vidas  de Maurice Haritoff, Nicota Breves e Regina Angelorum.

“Cidadania da Bomba” de Pádua Fernandes faz análises traçando um parecer a partir do que é possível imaginar a tecnologia do voo e também imaginar um bombardeio aéreo, fazendo uma reflexão sobre o genocídio selvagem pela  própria superioridade técnica do ocidente.

“Piqui e uma aventura além da mata” texto de Dilea Frate e ilustrações de Cris Alhadeff, o livro de literatura infantil conta em desenhos a história de um índio kaiowá, que ludicamente estimula a criança e a coragem, sonhos e a amizade, trazendo a poética da tribos do guarani-kaiowás e as três divisões de etnia que habita do sul ao centro – oeste do , e a luta constante desses povos.

Já “Self no Cadafalso” de Edmilson Felipe descreve o desespero diário,  na dialética de autorretrato de uma geração que tem pressa, se perdendo em infinitas imagens, histórias vazias. Intimida a si mesmo com o labirinto urbano: sem mapa da mina, ou sorte, reminando até nos empurrar para a dolorosa consciência de que a vida na realidade deveria ser simples, dizendo que o mundo já foi engraçado, porém, não sabíamos rir.

“O enriquecimento e investimento no espaço bibliotecário possibilita aos leitores o despertar do gosto inexorável pelo conhecimento e principalmente pela literatura. Essas obras incríveis vem só para cada vez mais o fomentar o nosso espaço”, ressalta Eleuzina Crisanto, coordenadora da Biblioteca Pública Estadual Dr.Isaías Paim.
 
Serviço – 
A exposição literária “Prêmio Guavira” acontece de 23 a 30 de setembro, das 8h às 17h.Para o empréstimo dos livros é necessário, comprovante de residência  e documento com foto. Mais informações sobre o Prêmio Guavira podem ser obtidas na Gerência de Patrimônio Histórico e Cultural, pelo telefone 3316-9155.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Rafael Ilha é detonado por expor intimidade de Gugu Liberato: ‘Sentou muito’

Feriadão da Páscoa: Saiba como será o funcionamento de serviços em Dourados

Caiu aí? Spotify apresenta instabilidade

Chuva intensa causa deslizamento e bloqueia escadaria em Corumbá

Notícias mais lidas agora

CNMP inclui na pauta recurso contra Alexandre Magno uma semana após indicação para conselho

Após perder eleição, Reinaldo volta a processar adversário político que o chamou de corrupto

detran

Servidor perde cargo de gerente do Detran-MS após desejar morte de Bolsonaro

Homem denuncia ex-mulher após desvio de R$ 250 mil de conta em Campo Grande

Últimas Notícias

Brasil

Confederação de trabalhadores repudia decisão do STF sobre pejotização

Ministro suspendeu todos os processos sobre 'pejotização' na segunda-feira, 14

Famosos

VÍDEO: Jojo Todynho disputa buquê da noiva em casamento de cantor campo-grandense

Na hora que as mulheres tentaram agarrar o arranjo, Jojo chegou a avançar para tomar posse do buquê, mas recuou quando as flores caíram na mão de uma amiga especial

Mundo

China afirma que não se deixará levar pelo ‘jogo insignificante’ de tarifas dos EUA

Porta-voz do Ministério do Comércio chinês chamou estratégia de Trump de 'irracional'

Mundo

Califórnia vai processar governo Trump por tarifas

Governo da Califórnia afirmou que tarifas tem causado prejuízos irreparáveis ao país