Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Ator de filme colombiano indicado ao Oscar nunca tinha ido ao cinema

"O Abraço da Serpente" busca primeira estatueta para o país
Arquivo -

“O Abraço da Serpente” busca primeira estatueta para o país

Indígenas transformados em atores ocasionais, a floresta intocada e as culturas desconhecidas da Amazônia são os grandes protagonistas do filme “O Abraço da Serpente”, com o qual a Colômbia busca seu primeiro . A terceira produção de Ciro Guerra é baseada nos diários do etnólogo alemão Theodor Koch-Grünberg e do biólogo americano Richard Evans Schultes, que entraram em território amazônico durante a primeira metade do século 20.

A Amazônia colombiana era tão desconhecida – e continua sendo -, que Koch-Grünberg acreditava estar navegando pelo Brasil. Mas Guerra preferiu contar sua história não do ponto de vida do explorador, como a cinematografia aventureira de Werner Herzog em “Fitzcarraldo”, mas do universo dos indígenas, dando-lhes voz e falando suas línguas.

Confiou o papel crucial do pajé Karamakate, último sobrevivente de seu povo, a dois nativos: Nilbio Torres, da etnia kubeo, para interpretá-lo ainda jovem, e Antonio Bolívar, “o vô Antonio”, um dos últimos representantes da etnia uitoto, para a fase adulta.
Nilbio, de 30 anos, tem quatro filhos e vive na comunidade de Santa Marta, próximo à selvática Mitú. De olhos rasgados, pele morena e cabelos muito pretos, deve seu físico escultural ao cultivo de mandioca e banana em suas terras, às quais chega remando em uma canoa todos os dias.

Pensava que seria um ajudante neste filme para ganhar algum dinheiro, mas lhe propuseram o papel de protagonista. Isso implicaria tomar o primeiro avião de sua vida para ir a Bogotá e tomar aulas de atuação.
Nunca havia ouvido falar no Oscar, também não conhecia as salas de cinema. Mas sua memória para os textos e sua força interpretativa ante a câmera lhe valeram sua primeira experiência cinematográfica.
“Entrar no personagem era difícil. Tinha que mostrá-lo como se fosse real”, explica à AFP em um espanhol que fala com dificuldades.

Reviver a dor

Miguel Ramos, o jovem de etnia ticuna, que encarna Manduka, o assistente de Koch-Grünberg, nasceu há 27 anos em Nazaré, perto de Leticia, a capital colombiana do Amazonas.
Muitas pessoas me disseram: “obrigado por nos representar, estamos orgulhosos de vocês”, relata à AFP.

Como Nilbio, considera um reconhecimento o fato de falar em ticuna, uitoto e kubeo na “grande tela”. Mas, para ambos, o filme também aflora a dor.
Miguel conta que, durante as filmagens, pensava nos tempos de massacres e as humilhações que seu povo sofreu sob o comando dos empresários que exploravam borracha na região.
“Às vezes falava com o vô Antonio e ficávamos calados, tristes em voltar a viver, dentro do filme, essa história”, disse.

Depois, alguém começa “a refletir que isto nos permite seguir fortalecendo nossa vida, nossas comunidades. Este filme nos permite seguir respirando”, acrescenta.

Segundo Ignacio Prieto, o antropólogo colombiano que assessorou Guerra, a extração de borracha mudou de maneira expressiva o mapa da Amazônia. Sessenta mil uitotos foram mortos, o que ocasionou “uma diáspora de comunidades até o Brasil e Peru”, fugindo do regime de terror ao que eram submetidos.

Junto aos seringais apareceu o “messianismo”, um sincretismo entre o indígena e a tradição judaico-cristã imposta pelas comunidades religiosas espanholas que chegavam à selva.
Esta mistura exaltou líderes espirituais peculiares que, com suas profecias e doutrinas, levaram povos amazônicos à destruição de sua cultura e cosmovisões, como também relata o filme.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
ônibus

Petição por fim do contrato com o Consórcio Guaicurus chega a 5,1 mil assinaturas em 72 horas

VÍDEO: Três são executados enquanto almoçavam na fronteira em Ponta Porã

‘É desnecessário que países europeus comprem petróleo da Rússia’, diz Mark Rutte, da Otan

VÍDEO: Cachorro é agredido pelo dono e jogado várias vezes na carroceria de picape após fugir

Notícias mais lidas agora

Dona de bar na 14 de Julho é presa em operação contra tráfico em Campo Grande

ônibus

Petição por fim do contrato com o Consórcio Guaicurus chega a 5,1 mil assinaturas em 72 horas

Por que Campo Grande foi escolhida para sediar Supercopa de Vôlei e entrou na rota dos jogos nacionais?

alems deputados reajuste

Obras em prédio causaram queda de energia na Assembleia Legislativa nesta quinta-feira

Últimas Notícias

Cotidiano

‘Centro em Ação’: encontro para discutir melhorias para o centro de Campo Grande ganha nova data

Evento iria ser realizado em agosto, mas foi adiado pela prefeitura

Cotidiano

Mato Grosso do Sul registra expansão da silvicultura e Três Lagoas se destaca em levantamento

Segundo dados da PEVS 2024, o município ocupa 2° lugar no ranking de crescimento de produção

Brasil

Câmara aprova transferir capital do Brasil para Belém durante COP30

Transferência é simbólica e projeto segue ao Senado

Cotidiano

Escola Plínio Mendes: meio século de ensino inclusivo e musical no Guanandi

Por trás da entrada, há uma imensa escola que atende 1.087 alunos em 20 salas de aula