Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Artistas dormem no Iphan e dizem que vão ficar até Ministério ser recriado

Cerca de 20 representantes estão no local
Arquivo -

Cerca de 20 representantes estão no local

Artistas e integrantes de movimentos sociais estão revoltados com o governo federal, pelo fato do presidente interino, Michel Temer (PMDB), ter extinto o Ministério da Cultura. Desta forma, em , assim como em outras cidades, diversos artistas e integrantes de movimentos sociais ocuparam a sede do (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), superintendência Estadual de Mato Grosso do Sul.

Segundo o presidente do Fórum Municipal de Cultura, Airton Raes, eles irão permanecer com a ocupação por tempo indeterminado e cerca de 20 pessoas estão dormindo no local em forma de . “Não temos data para sairmos daqui. Vamos ficar por tempo indeterminado ou até que seja restituído o Ministério da Cultura que está prevista para ser votado na próxima terça-feira (24). É um total retrocesso esta extinção. Vamos continuar com gente dormindo aqui até que seja tomada alguma providência”.

Ainda segundo Raes, eles estão recebendo doações de materiais e alimentos de pessoas diversas para continuarem com o protesto. Ele também enfatizou que o movimento é totalmente apartidário. Marcos Mattos, integrante do fórum, ressaltou que as pessoas precisam ver a cultura com a importância que de fato tem na vida de toda uma sociedade e principalmente na formação de cada cidadão.

“Muita gente ainda tem a ideia de que artista é vagabundo e que tem que trabalhar. Todo mundo tem o direito de fazer a sua escolha, como qualquer outa profissão. A extinção do Ministério da Cultura é um desrespeito com a produção artística brasileira. A cultura no país tem u papel fundamental. Pois ela traz toda uma transversalidade entre as cadeias produtivas”, enfatizou Mattos.

Ainda segundo ele, a opinião de que artista é vagabundo foi imposta e desinformados adeririam. “Essa ideia de vagabundo foi imposta na sociedade e muitas pessoas compram este pensamento, sem saber como de fato tudo acontece. É falta de informação. Vamos buscar nossos direitos e não é justo o que o governo Michel Temer fez. Se nem o governo federal está dando valor para a cultura, imagina os estados e municípios, isso tem que mudar e vamos luar até que seja feito algo de retomada desta pasta tão importante para todos”, destacou

Eles estão fazendo três assembleia por dia e assim encaminhando os trabalhos e ações dentro do movimento. Até o momento não foi confirmado se haverá alguma passeata.

Nacional

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), voltou a defender nesta semana (18) a recriação do Ministério da Cultura, cuja extinção considerou um erro. “O Ministério da Cultura não vai quebrar o Brasil, mas sua extinção quebrará a nação porque coloniza a sociedade”, afirmou.

O senador disse que, em conversa com o presidente da República interino, Michel Temer, sugeriu que o assunto poderia ser resolvido por uma emenda na medida provisória da reforma administrativa (MP 726/16) enviada na última sexta pelo Planalto ao Congresso. A previsão é que seja votado já na próxima terça-feira (24).

“Ele [Temer] ficou de refletir. O importante era que nós contássemos com a simpatia do presidente para a recriação, para não significar involução no processo da cultura. Essa mudança pode ser feita aqui, no Congresso Nacional, e eu me comprometo com a condução do processo como presidente do Congresso”, disse, lembrando que, de qualquer maneira, Temer que terá que sancionar a medida .

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Guerra de facções: adolescente de 15 anos é perseguido e executado a tiros na frente de amigos 

Briga por desocupação de casa acaba em incêndio e um preso em Bataguassu

Senado aprova projeto do devedor contumaz após operação da PF contra crime organizado

VÍDEO: Jaguatirica acuada em depósito mobiliza operação para resgate

Notícias mais lidas agora

Em Nova Alvorada, promotor do MPMS é alvo de denúncia por suspeita de ‘aliviar’ para prefeito

Juíza condena sete por caso de roubo de propina flagrada na Vostok

tereza rueda

União Progressista anuncia saída da base de Lula em coletiva com Rueda e Tereza Cristina

Por ciúmes, mulher ficou em estado gravíssimo ao ser atacada a golpes de tesoura

Últimas Notícias

Polícia

Polícia Civil de Dourados recupera R$ 1 milhão transferido por engano via PIX por empresário

O beneficiário foi identificado e o prejuízo revertido

Bastidores

[ BASTIDORES ] Cobrança por vaga de estacionamento

Agendas parlamentares abrem espaço para 2026

Leandro Mazzini - Coluna Esplanada

Deputada Talíria Petrone propôs PL que proíbe o uso de helicópteros e drones armados em operações policiais

Estudo aponta prejuízo anual de R$ 14 milhões para moradores dos bairros da Penha e Manguinhos, no Rio, devido a ações policiais

Sérgio Cruz - O dia na história

1915 – Criada a reserva indígena de Dourados

Dez anos depois foi fundado o posto indígena de Dourados, quando inicia a demarcação da área