Há animais que sofrem convulsões

Apesar da beleza dos fogos de artifício na noite de , há muitos que condenam a prática. A razão se dá pelo fato de assustarem os animais de estimação. Os cães são os que mais sofrem com o som provocado pelos artefatos.

Há animais que se estressam absurdamente e os fogos podem causar convulsões e até paradas cardiorrespiratórias. Confira algumas dicas que podem ajudar a evitar ou diminuir os efeitos do barulho nos seus pets.

1. Feche as saídas
Mantenha fechadas as portas e portões para evitar que os animais fujam ao se assustarem com o barulho. Não prenda  o animal com guias ou correntes para não correr o risco de ele se enforcar. Em apartamentos, as janelas precisam ter proteções. É importante identificá-los para o caso de acabarem fugindo.

2. Gatos também sofrem
É mais comum que cães se assustem com os barulhos, mas os gatos também sofrem com o som dos fogos. Os felinos não devem ser segurados. O ideal é que eles fiquem livres para ficarem onde se sintam mais confortáveis e tranquilos, assim se sentirão seguros.

(Melanie von Gunten, Pixabay)

 

3. Use de outras distrações
Aumente o volume da TV ou do aparelho de som gradualmente algum tempo antes dos fogos iniciarem e mantenha seus animais próximo. Assim o barulho dos fogos pode ser abafado pelo som e eles serão distraídos.

4. Evite deixar o animal sozinho
Quando estão sozinhos, os animais costumam ficar mais assustados, por isso, evite deixá-los sem companhia. Com o estresse, ele pode raspar as patas na porta até machucá-las ou mesmo se morder.

5. Separe os animais ariscos
Se você tem mais de um animal de estimação é aconselhável que eles sejam separados para evitar que briguem. Então, deixe-os em ambientes separados até o baruho acabar.

6. Algodão no ouvido
Tampões de silicone ou pedaços de algodão podem  ser utilizados para amenizar o som dos fogos. Entretanto não esqueça de tirar a proteção assim que possível.

(Reprodução)

7. Técnica do pano
Amarrar seu cão com um pano é uma técnica que funciona para muitos. Isso faz com que a circulação sanguínea das regiões extremas do corpo seja estimulada, amenizando as tensões localizadas no dorso do animal e diminuindo sua irritabilidade.