O dinheiro será usado para pagar o trabalho da doula

 

Mesmo antes de ficar grávida, Rachel Delvalle já sabia como queria que fosse seu parto: da maneira mais natural possível. Mas as coisas fugiram um pouquinho ao planejado e Joaquim veio de repente, sem planejamento. Com isso, Rachel e o marido tiveram de se virar para dar conta dos preparativos para a chegada do filho e isso inclui uma doula.

“Na busca do objetivo de ter um parto respeitoso e com segurança aqui em e pelo SUS, pois não foi planejada a gravidez e eu não tinha plano de saúde, meu esposo procurou por doulas em sites e pela nossa renda baixa não conseguiríamos contratar uma, começamos então a buscar por doulas voluntarias e não encontramos, quando já tínhamos desistido uma amiga nos sugeriu a vaquinha”, explica a fotografa.

A sugestão foi acatada e vaquinha on-line criada. A meta do casal era conseguir R$ 600, mas a campanha se encerra neste domingo (4) e os dois só conseguiram R$ 275. Mas ainda há tempo para colaborar com a chegada de Joaquim ao mundo do jeitinho que a mãe dele sonhou. É só acessar o link da campanha e ajudar com o que puder. As instruções estão todas por lá.

Doulas

O ofício de doula fio reconhecido pelo Ministério do Trabalho em 2013. A palavra vem do grego e significa “mulher que serve”. São profissionais que acompanham gestantes durante o parto e depois dele também.

Possuem a importante tarefa de colaborar com a criação e aumento do vínculo da criança com a mãe e com o pai e oferecer suporte físico, emocional, afetivo e psicológico à gestante e também ao acompanhante escolhido por ela. Ela ajuda a parturiente a encontrar posições mais confortáveis para o trabalho de parto e formas mais eficientes de respiração, por exemplo. 

 

*Documentário: ‘Aquela que Serve' Direção – Izabela Borges e Carlos Henrique Wilhelms