Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Funciona? Especialistas explicam uso das faixas para acalmar cães contra fogos

Confira dicas para cão não sofrer no Ano Novo
Arquivo -

Confira dicas para cão não sofrer no Ano Novo

O ano de 2015 está terminando e é inevitável não soltar fogos de artifícios para celebrar a chegada do Ano Novo e os sonhos futuros. No entanto, para os animais o barulho desta época do ano é um verdadeiro pesadelo. Quem nunca ficou com pena de ver seu cachorro assustado com o barulho?

Mas como evitar que os estrondos dos rojões assustem seu ‘amiguinho’? O MIDIAMAIS foi atrás de especialistas e irá te ajudar a amenizar o sofrimento dos bichanos. 

De acordo com a médica veterinária Kallyna Monfort, o ideal é que o animal seja condicionado desde filhote a enfrentar o barulho recebendo proteção com naturalidade por parte do dono. Mas quando o caso é extremo, atualmente existe no mercado produtos que os ajudam a tranquilizar, como as essências florais e medicamentos manipulados que custam entre R$30,00 e R$50,00.

“O floral é um preparado natural que serve para controlar ansiedade e agitação. Há também medicações manipuladas com elementos que aumentam a serotonina, que é o hormônio do bem estar, fazendo com que o bichinho fique mais calmo”.

Ela explica que antes de se buscar o ‘método ideal’ contra o medo é preciso levar o animal à consulta veterinária. “O correto é buscar sempre ajuda profissional para ver se o animal pode receber a medicação”.

Embora haja tratamentos médicos, Monfort assegura que o método mais eficaz contra os fogos de artifícios é a presença e proteção dos donos. “Para eles (animais) nada melhor que a companhia do dono. É sempre bom estar perto do animal e deixá-lo onde está acostumado. É normal que tente escapar, mas com calma e mostrando que está ali para confortá-lo se sentirá mais seguro. Faça um ‘ninhozinho’ com um pano onde possa ficar confortável e estimule-o com algo prazeroso”.     

E a famosa faixa de tecido enrolada sobre os animais resolve mesmo?

Kallyna admite não ter conhecimento a fundo sobre a técnica da faixa sobre animal, mas que achou interessante o comportamento de alguns animais. Ela acredita que efetivamente, no próprio dia dos fogos qualquer esforço repentino não será bem sucedido. “Qualquer técnica deverá ser feita antes para que o animal se adapte. Não tente fazer algo diferente do que o animal está acostumado, claro que depende da personalidade de cada bichinho, mas o quanto antes puder verificar a maneira que irá agir melhor. Por exemplo, temo casos de animais que não aceitam nem mesmo roupinhas”.

Em seu perfil no Facebook,  Alexansdre Rossi, conhecido como Doutor Pet, alerta para alguns cuidados quanto a técnica da faixa para diminuir o estresse. 

 

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Hospital de Sidrolândia abre agendamento para cirurgias de estrabismo e otoplastia

Posto de combustível é interditado por irregularidades em Iguatemi

Sesau

Confira quem são os membros do comitê gestor que assume Sesau a partir desta segunda

VÍDEO: Caminhão com tijolos tomba e motorista fica preso às ferragens na Euler de Azevedo

Notícias mais lidas agora

Em reunião fechada, presidência do PSD em MS decide apoio a Riedel nas eleições de 2026

Campo Grande vai recorrer de decisão que suspendeu aplicação de multas de trânsito

capela nossa senhora aparecida carlo acutis

Campo Grande terá Santuário de São Carlo Acutis e Nossa Senhora Aparecida, confirma Dom Dimas

Esposo sai para comprar pão e salsicha e, ao retornar, é esfaqueado pela companheira em Sidrolândia

Últimas Notícias

Polícia

Mãe de recém-nascido ‘abandonado’ em caixa de frutas não sabia que estava grávida, diz polícia

A adolescente teria abandonado o bebê no quintal da própria residência após entrar em trabalho de parto no banheiro

Cotidiano

HR de Dourados terá capacidade para atender 1 mi de pacientes de 33 cidades

Hospital Regional na segunda maior cidade de MS terá capacidade para 210 leitos

Cotidiano

Plataforma oferece curso de inglês online e gratuito para estudantes da rede estadual

Alunos do ensino médio e docentes receberam acesso ao "MS Speaks" no segundo semestre letivo deste ano

Brasil

Pernas humanas e pé são encontrados pela polícia em Porto Alegre

Informações policiais não descartam relação com corpo esquartejado por publicitário