Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Escalada: conheça um pouco mais do esporte que une estratégia e adrenalina

Preparador físico diz que não precisa muito para se tornar um escalador
Arquivo -

Preparador físico diz que não precisa muito para se tornar um escalador

Segundo o Wikipédia, a escalada é uma técnica esportiva cujo fim é atingir o tesão máximo de uma parede rochosa, um bloco ou um muro de escalada. Para os praticantes deste esporte na Capital de Mato Grosso do Sul, entrevistados pelo MidiaMAIS, a escalada é muito mais que sentir essa adrenalina, é uma paixão.

O instrutor da prática, César Bassani, 38 anos, diz acreditar que a escalada é, antes de tudo, um conhecimento corporal muito grande. “O grande mistério da escalada é trabalhar a mente, calcular estrategicamente onde você vai conseguir agarrar, para poder controlar se pode ou não acontecer alguma coisa”, diz.

Fora o trabalho mental, que é exercitado também pelo praticante da escalada, outro fator está na suavidade que o esporte proporciona. Segundo o instrutor, a suavidade do corpo é fundamental para o praticante conseguir atingir a meta.

“Diferente do que se pensam, a força da escalada se encontra nas pernas e não nos braços, por isso falamos de suavidade dentro deste esporte”, explica.

Ainda de acordo com Bassani, a escalada, se utilizada com segurança, não tem margem de erro nos ‘passos’. “Se a pessoa tiver com os equipamentos completos, ela pode até cansar, mas pode ficar despreocupada que não vai cair”, diz.

Vale ressaltar que para fazer escalada é necessário ter duas pessoas, uma subindo e outra para fazer a segurança.

Equipamentos de segurança

O primeiro passo para se tornar um escalador é adquirir a sapatilha específica, que auxilia na aderência nas agarras e que ajuda a manter o peso nas pernas. Já para subir, seja na rocha natural ou na artificial – montada em academias, o praticante deve ter acoplado no cinto de segurança – conhecido também como cadeirinha de segurança que são ligadas por uns ganchos e pitões – um ‘saquinho’ com magnésio.

Tendo a escalada como uma terapia, a professora de inglês Larissa Araújo diz que o interesse de ser uma ‘atleta’ surgiu da necessidade de buscar um esporte para praticar.

“Eu tava na busca de algo para fazer e senti um equilíbrio e curti a ideia de ter que bolar uma estratégia para chegar ao topo e fora que aprendi a dominar o meu medo”, conta.

O medo em si, segundo nossos entrevistados faz parte do contexto do esporte, uma vez que o adepto utiliza menos o físico, trabalha mais o equilíbrio mental e aprende a ter esse controle.

Em rochas com até 90º, o escalador vai conduzindo a subida até fazer a passagem mais difícil da escalada, chamada de crocx. “A satisfação da escalada em si, é ultrapassar este ponto”, revela o instrutor.

A escalada é um esporte considerado radical e pode ser feito por qualquer pessoa, independentemente do físico. Se o esporte elimina calorias? Não consequentemente, porém, ele te deixa com uma resistência forte nas pernas e coxas. Em MS, os adeptos têm praticado escalada nas rochas do Inferninho  e na Pedreira próxima a . O instrutor nos informou que existem duas modalidades de escalada, a vertical que é a que mais tem dificuldade e a boulder que é uma escalada mais baixa e com mais técnicas, consequentemente com nível de dificuldade maior por ser mais inclinada.

“Até pegar as técnicas e ter um prazo de adaptação dos músculos demora um tempo mas que não existe um tempo certo, apenas a prática que pode ser duas ou três vezes na semana, mas que nada é definido e cada um tem seu ritmo”, pontua Bossani.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

PMs matam rapaz que teria ameaçado segurança de festa em Nova Alvorada do Sul

Seleção feminina ganha do Japão e conquista medalha de bronze no Mundial de vôlei

Corumbá

VÍDEO mostra impacto de acidente que matou motociclista em Corumbá

Tentativa de abordagem de motociclista termina com PM atropelado no Tiradentes

Notícias mais lidas agora

‘Santo da geração millennial’: Canonização de Carlo Acutis em Campo Grande é marcada por fé

O milagre em Mato Grosso do Sul que possibilitou canonização de Carlo Acutis

Adolescente é morto a tiros e irmão fica ferido na Vila Nhanhá

motociclista

VÍDEO: Motociclista morre em colisão contra carro no bairro Pioneiros

Últimas Notícias

Esportes

Bahia goleia Confiança e garante pentacampeonato da Copa do Nordeste

Tiago marca três gols e comanda vitória de 5 a 0 do Tricolor

Esportes

Bia Haddad estreia no SP Open contra adversária do qualifying

Competição será disputada entre 6 e 14 de setembro

Brasil

Defesa de fazendeiros em Goiás contesta decisão sobre quilombolas

Desocupação da área foi suspensa para análise do TJ-GO

Polícia

Tio é suspeito de estuprar sobrinha de 10 anos em aldeia de Dourados

A criança contou sobre o estupro para a mãe que acionou a polícia