Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Da lenda pantaneira ‘Flor de Xaraés’, artesã cria marca e representa MS em Milão

Produtos ficam até 31 de outubro na Expo Milão, na Itália
Arquivo -

Produtos ficam até 31 de outubro na Expo Milão, na Itália

Claudia Castelão foi por muito tempo psicopedagoga até ouvir uma história de pescador que a fez mudar completamente, até mesmo de profissão. A história aconteceu enquanto ela e o marido pescavam no interior de Mato Grosso do Sul e, enquanto todos que participavam daquele momento, falavam sobre as belezas do amor e do pantanal.

“A ideia veio durante uma pescaria, quando ouvi sobre a lenda pantaneira de uma flor criada pela natureza para ajudar um peão que estava apaixonado pela filha de um rico fazendeiro… o pai da moça só permitiria o namoro se a flor não morresse enquanto o peão estivesse em comitiva; feito isso, ele pediu a Mãe Natureza uma luz que fizesse com que a flor não murchasse e ela assim o fez, dando a eles uma flor de madeira”, conta.

A partir daquele momento, Claudia ficou com a história na cabeça até pesquisar e descobrir sobre a lenda. Feito isso, ela investiu todas as suas forças no projeto Flor de Xaraés.  

Com a ajuda do marido, ela teve a ideia de virar artesã e, juntos, criaram uma máquina para modelar a madeira. Engenhoca criada, o próximo passo foi encontrar uma madeira que atendia essa necessidade, de se fazer virar uma flor.

“Eu toda minha família criamos essa maquina e realizamos o sonho de fazer as flores de madeira, e nos empenhamos em criar um produto 100% ecologicamente correto e seguimos”, avalia a artesã que encontrou uma madeira macia de plantiu e boa para reaproveitamento.

Isso foi há exatamente 14 anos. Na época, o primeiro produto criado pela artesã, derivado da flor, foi uma haste de flor e logo depois, viriam os mais de 100 itens que hoje, a marca já tem. Dentre os produtos, acessórios femininos como bolsas com detalhes com flor, brincos, broches e até artigos para decoração.

Flor de Xaraés em Milão

Como tudo que é bom tem repercussão, a Flor de Xaraés não ficou atrás e também se sobressaiu. Logo que ex-psicopedagoga que virou artesã lançou sua marca, com toda a normatização e preocupação em ser ecologicamente correta, entrou pro roll de empresas que pensam no meio ambiente e assim pode concorrer a vários prêmios que suportam esse mérito.

“Eu procurei o SEBRAE, logo que tive a ideia da marca e foi com o auxilio deles que consegui desenvolver e aprimorar a marca em si; isso também me deu uma alavancada na visibilidade do nome e dos produtos artesanais e nos levou para lugares de todo o mundo”, explica.

Dentre as marcas escolhidas de toda a região Centro-Oeste, a Flor de Xaraés foi à única habilitada a participar da Expo Milão 2015, na Itália.

Cláudia que é paulista, mas que tem Mato Grosso do Sul no coração sente-se privilegiada de ter o sonho de sua criação levando o nome do Estado que escolheu para viver, através de sua arte.

“Quando a flor viaja e permanece em exposição ela tá levando um pouquinho de todos nós sul-mato-grossenses em sua história, porque ela leva a cultura do nosso Estado e é nesse Estado que construí a minha história, tenho meus filhos que são daqui e que eu amo representar”, pontua.

A exposição teve abertura em 1º de maio e segue até dia 31 de outubro na Expo Milão. Além dessa exposição, a Flor de Xaraés tem outras duas premiações na Top 100 – que escolhe as cem melhores unidades produtivas de todo o Brasil. A artesã lembra ainda que durante as Olimpíadas de Londres, a marca foi selecionada para representar o Brasil na Casa Mostra Brasil de Londres. Já no ano passado foi selecionada para poder estar junto a ONU em Nova York.

A flor em si é um produto que as pessoas olham e, automaticamente, a cheiram e se encantam. Sobre as inovações da marca, Claudia diz que pensou na linha de aromatizantes. “Quando você consegue atingir o coração das pessoas é a mesma coisa do sentimento do trabalho realizado e este é o segredo da vida, fazer o que ama e estamos investindo na linha de cheiros de ambientes da Flor de Xaraés, espero que tenha uma boa aceitação”. 

Vale lembrar que atualmente, Cláudia possui uma equipe inteira dedicada e empenhada com as criações da Flor de Xaraés. A marca tem site e também, página no Facebook.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

AL: homem que matou o próprio filho é condenado a mais de 50 anos

Justiça mantém prisão de coordenador da Agraer por desvios de R$ 15 milhões em Terenos

Com 871 vagas disponíveis, UEMS abre inscrições para Processo Seletivo Vestibular 2026

Manifestação contra PEC da Blindagem acontece em Campo Grande no domingo

Notícias mais lidas agora

MPMS vai a julgamento no ‘Conselhão’ por acumular 6 mil processos de violência doméstica

onibus consórcio guaicurus prefeitura projeto

Intervenção pode ‘suspender’ atuação do Consórcio Guaicurus por até 210 dias, se aprovada

Sada Cruzeiro, que virá a Campo Grande, busca retomar liderança do Campeonato Mineiro hoje

Mulheres são mais afetadas por síndromes das pernas inquietas

Últimas Notícias

Cotidiano

Previsão de tempestade na próxima semana gera alerta para medidas de segurança; Confira orientações

Como forma de driblar riscos associados à rede elétrica, Energisa preparou plano de contingência para tempestades

Brasil

Quem é Minotauro, apontado como o ‘maior ladrão de casas de SP’ e preso pela polícia

Quadrilha liderada por Minotauro já roubou ao menos 30 residências em bairros nobres de São Paulo

Política

Fruto de diálogo: Senadores de MS avaliam projeto para cancelar ‘tarifaço’ dos EUA contra o Brasil

Nelsinho Trad e Tereza Cristina integram Comissão que trata sobre impactos das tarifas

Polícia

Mercenários que trabalhava para clã do tráfico na fronteira de MS são condenados

'Motinha' teria criado o grupo para garantir a sua segurança pessoal e dos seus negócios ilegais no tráfico de drogas na fronteira entre Ponta Porã e Pedro Juan Caballero