Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Confira as atrações do Circuito Sul-Mato-Grossense de Teatro

As apresentações gratuitas do Circuito Sul-Mato-Grossense de Teatro pelo interior continuam. O projeto, desenvolvido pela Fundação de Cultura do Governo de Mato Grosso do Sul, leva a Aral Moreira e Dourados, neste sábado e domingo, a peça teatral Apareceu a Margarida, do Teatral Grupo de Risco, de Campo Grande. Confira a programação: 27 de outubro […]
Arquivo -

As apresentações gratuitas do Circuito Sul-Mato-Grossense de Teatro pelo interior continuam. O projeto, desenvolvido pela Fundação de Cultura do Governo de Mato Grosso do Sul, leva a e , neste sábado e domingo, a peça teatral Apareceu a Margarida, do Teatral Grupo de Risco, de Campo Grande. Confira a programação:

27 de outubro (sábado) – Aral Moreira

Horário: 19h30

Local: Salão do Conviver

28 de outubro (domingo) – Dourados

Horário: 19h30

Local: Teatro Municipal

Espetáculo

Dona Margarida é o retrato fiel de um ser humano com toda a sua complexidade e contradições. Uma professora que começa muito docemente a dar uma aula de biologia e no decorrer do percurso altera seu comportamento abruptamente, indo da doçura maternal, sedução e lascívia ao ápice da crueldade e violência psicológica. Com um comportamento ditatorial e opressor acaba por se estabelecer como o poder supremo e inquestionável diante dos alunos, exaltando a característica manipulável do ser humano.

A proposta de encenação desta montagem busca referências nas convenções do “teatro do absurdo”, se apropria de elementos do “teatro épico” com a clara intenção de revelar os subtextos, entrelinhas e metáforas de uma obra que vai além da comedia fácil e do drama simples, tendo o contato direto e verdadeiro com a plateia como espinha dorsal do espetáculo.

O espetáculo aposta na percepção do público, na riqueza emblemática do texto e no trabalho do ator para falar com metáforas de um tema extremamente complexo que é a alienação de toda uma nação por forças tão claramente presentes quanto invisíveis e sutis. Tudo isso sem perder o tom cômico e jocoso que se alterna com climas de grande tensão e dramaticidade e momentos de grosseria e extrema doçura conduzidos por uma personagem fascinante, que vai do cômico ao dramático, do real ao absurdo e do comovente ao irônico com um controle absoluto da plateia.

Circuito

Por meio de edital, a Fundação de Cultura selecionou oito espetáculos teatrais de grupos com atuação comprovada em Mato Grosso do Sul para realizarem apresentações em teatros, espaços alternativos, ruas e praças de 30 municípios do interior do Estado. O Circuito Sul-Mato-Grossense de Teatro divulga as produções do Estado e estimula a cultura, fomenta a formação de plateia e o surgimento de novos grupos por meio de ações alternativas, pesquisas e intercâmbios entre os participantes.

Em quatro anos o projeto já passou por 52 cidades e contemplou um público aproximado de 65 mil pessoas. O todo 36 grupos teatrais encantaram os participantes em 185 apresentações. “O Circuito possibilitou uma melhor visualização do que é produzido no Estado, já que muitas peças não são vistas no interior por falta de espaços. O projeto aproxima o espetáculo da plateia”, explica o coordenador do Núcleo de Teatro da Fundação de Cultura, Márcio Veiga.

“Investir no teatro é fortalecer a identidade cultural do Estado, aprimorar o pensamento crítico da população e oferecer a oportunidade de contato com essa arte profundamente criativa. Os investimentos aplicados nessa área demonstram o compromisso da Fundação de Cultura e do governo do Estado com a divulgação, o aprimoramento técnico e o registro dessa importante manifestação artística em solo sul-mato-grossense”, analisa o presidente da FCMS, Américo Calheiros.

Serviço: A entrada para todos os espetáculos é franca. Outras informações no Núcleo de Teatro da FCMS, pelos telefones (67) 3316-9172 ou 3316-9173.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Vazamento de conversa em grupo revelou surpresa de cunhadas com atividades dos maridos e virou desabafo (Ilustração, Gemini)

Guilda do mal: cunhadas listam deslizes de maridos após escândalo em MS

Câmara de Ribas do Rio Pardo é pressionada a anular contratos de R$ 520 mil com advogados

MDB realiza convenção estadual na próxima sexta

Projeto de lei quer serviços extrajornada remunerados para PMs

Notícias mais lidas agora

Coleta de assinaturas pela intervenção no contrato do Consórcio Guaicurus começa na segunda

Vostok: Reinaldo vai à Justiça para liberar bens no nome de filhos e esposa

carlinhos maia 1 milhao campo-grandense 2

Desempregada e ‘cheia de problemas’, campo-grandense ganha 1 milhão de reais de Carlinhos Maia

Mega-Sena

Fez sua aposta? Mega-Sena sorteia R$ 33 milhões nesta quinta-feira

Últimas Notícias

Mundo

Senadores democratas e republicanos apresentam projeto para contestar tarifa de Trump ao Brasil

Senadores afirmam que a iniciativa de Trump é um "abuso ilegal" do poder presidencial e um "imposto corrupto"

MidiaMAIS

Cinema cancela filmes do Studio Ghibli e frustra fãs em Campo Grande: ‘absurdo’

Festival Ghibli Fest foi anunciado em cinemas de Campo Grande no início de setembro

Política

Deputados de MS se posicionam sobre PEC da anistia

Parlamentares comentaram sobre o requerimento de urgência aprovado pela Câmara dos Deputados em favor do projeto de lei

Le Blog Maria Antonia

Um banquete para os olhos

Recebido com muita pompa pela família real britânica, Trump declarou que a visita ao Reino Unido é “uma das maiores honras” de sua vida. O republicano acrescentou que ele e sua esposa, Melania Trump, estão “profundamente gratos” ao rei.Na ocasião, Kate Middleton usou um vestido de alta costura da estilista britânica Phillipa Lepley com renda … Continued