Pular para o conteúdo
Geral

Estado cria comitê para elaborar políticas públicas para mulheres encarceradas

Para a vice-governadora, é importante garantir o direito
Arquivo -

Para a vice-governadora, é importante garantir o direito

Com a participação de representantes de 14 instituições, entre órgãos governamentais e sociedade civil organizada, já estão em andamento as ações oficiais do Comitê Estadual de Acompanhamento, Avaliação e Efetivação dos Direitos das Mulheres Presas e Egressas da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen). A cerimônia de posse dos membros do comitê foi realizada nesta quarta-feira (29), no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo.

Presente na solenidade, a vice-governadora de Mato Grosso do Sul e secretária de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho, Rose Modesto, destacou que a criação do grupo é um exemplo das diretrizes estabelecidas pelo Governo do Estado de haver uma interlocução entre as secretarias. “Isso ajuda a economizar recursos e, principalmente, faz com quem está lá na ponta, quem mais precisa, seja realmente atendido”, ressaltou.

Para a vice-governadora, é importante garantir o direito de ter acesso, mesmo dentro de um presídio, à educação, ao lazer, à cultura e à qualificação. “Não tenho dúvida nenhuma que é dessa forma que nós vamos fazer com que essas mulheres tenham condição de se recuperar onde elas estão, e que estejam preparadas de se sentirem incluídas na sociedade novamente”, afirmou. “Devemos cobrar daqueles que erraram, pois temos um Estado que tem leis e que tem justiça, isso tem que ser preservado, mas isso deve ser feito dando todas as garantias”, concluiu.

De acordo com o diretor-presidente Agepen, Ailton Stropa Garcia, Mato Grosso do Sul é o primeiro estado brasileiro a empossar esse comitê voltado a políticas para o gênero feminino nas prisões, conforme as exigências do Departamento Penitenciário Nacional. Segundo Stropa, as mulheres representam atualmente cerca de 10% do total da massa carcerária do Estado, tendo sido registrado um crescimento de cerca de 32% no aprisionamento feminino nos últimos cinco anos. Diante disso, esclareceu o diretor-presidente, é necessária uma atenção focalizada nas especificidades de gênero, demandando um novo paradigma para a elaboração e coordenação de políticas e serviços públicos.

Representando a Secretaria de Justiça e Segurança Pública no evento, o superintendente de Políticas Penitenciárias, Rafael Garcia Ribeiro, argumentou que a prisão potencializa as vulnerabilidades, sejam físicas, psíquicas, sociais ou econômicas. “Portanto, a atuação e integração dos membros que compõem o comitê torna-se importante para, a partir desta data, fazer o acompanhamento e avaliação dos direitos dessas mulheres, articulando políticas públicas governamentais e traçando estratégias de ação”, enfatizou. “Tenho certeza que, com a criação desse comitê, com representantes de diversas instituições, em pouco tempo, poderemos acrescentar mudanças no processo de ressocialização e reintegração”, completou.

Membro titular do comitê, a subsecretária de Estado de Políticas Públicas para Mulheres, Luciana Azambuja Roca, explicou que a atenção às detentas é um dos eixos do “Pacto Nacional de Enfretamento à Violência contra as Mulheres”, da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres, que está em fase de repactuação. “Um dos eixos a serem cumpridos no Estado e nos municípios é a promoção e garantia dos direitos das mulheres em situação de prisão e seu acesso à justiça. Então, neste comitê, nós da Subsecretaria poderemos fazer toda a interlocução que for necessária, no discurso e na visão de perspectiva de gênero, para que essas mulheres tenham todos os seus direitos garantidos”, disse.

Além da Agepen e da Subsecretaria da Mulher, compõem o comitê membros representantes das secretarias de Justiça e Segurança Pública; Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho; Educação; Saúde e de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação; além da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Delegacia Especializada da Mulher. Também fazem parte do comitê integrantes da Fundação de Desporto e Lazer; Fundação do Trabalho; Conselho Estadual Antidrogas; Pastoral Carcerária e Conselho da Comunidade de .

Também participaram da solenidade o coordenador da Coordenadoria das Varas de Execução Penal do Tribunal de Justiça, desembargador Luiz Gonzaga Mendes Marques; o comandante da Academia do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel, Francimar Costa; o presidente do conselho dos Presídios, da Comissão Estadual de Direitos Humanos, Luiz Fernando da Silveira Ozório; o diretor de ensino do Corpo de Bombeiros, coronel Carlos Barbosa, os defensores públicos Maria Scavone de Mello e Paulo Patuto; o coordenador de Qualificação da Fundação do Trabalho, João Gomes Machado Neto e a supervisora do Projeto MS Sustentável da Funtrab, Sueli Plácido; além de representantes da Secretaria de Estado de Educação e  diretores de unidades prisionais e chefias da agência penitenciária.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Homem tem moto roubada por dupla armada no bairro Nova Lima

Em virada histórica, Brasil vence EUA pela Americup e está na final da maior competição de basquete das Américas

Vizinhos de apartamento saem na porrada dentro de elevador no Centro de Campo Grande

VÍDEO: Jovem mata homem com golpes de facão na cabeça no Taquarussu em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Justiça manda Consórcio Guaicurus pagar R$ 184 mil por atrasos de ônibus em Campo Grande

Filho de policial civil é morto em frente de conveniência no Nova Lima

calendário

Acabou a folga? Único feriado nacional de setembro cai em um domingo

Fora do amistoso da seleção, Vini Jr. marca gol e Real Madrid vence Mallorca de virada no Campeonato Espanhol

Últimas Notícias

Mundo

Sargento brasileiro que servia no Exército de Israel morre na Faixa de Gaza

Ariel pode ter morrido com tiro acidental de soldado aliado

Esportes

Cruzeiro vence São Paulo e assume a vice-liderança do Campeonato Brasileiro

Único gol da partida foi na cobrança de falta de Matheus Pereira

Polícia

Homem é espancado por grupo de 10 pessoas e tem corrente roubada na Chácara dos Poderes

Vítima reconheceu um dos agressores, sabe nome, telefone e até rede social dele

Esportes

Botafogo goleia Red Bull Bragantino por 4 a 1 no Rio de Janeiro e cola no G4

Com mais uma vitória, Alvinegro chega nas primeiras colocações do Brasileirão