A Assembleia realizou sessão de homenagem

O Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre Brasil e Japão foi assinado em Paris no dia 5 de novembro de 1895. A vinda dos imigrantes foi resultado de uma combinação de dificuldades e interesses de ambos os países. O primeiro navio vindo do Japão, Kasato Maru, chegou ao Brasil em 18 de junho de 1908, com 781 passageiros.

Com o propósito de reconhecer a importância de várias gerações, a Assembleia Legislativa realizou nesta quarta-feira (30/9), sessão solene em homenagem aos nipo-brasileiros que contribuíram para o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul.  De proposição dos deputados Renato Câmara (PMDB) e George Takimoto (PDT), a solenidade marcou a entrega da Medalha e do Diploma de Honra ao Mérito Legislativo 120 anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação Brasil-Japão.

“Essas homenagens são uma forma do Poder Legislativo reconhecer a importância da comunidade nipo-brasileira e o valor histórico deste Tratado, que possibilitou o estreitamento das relações comerciais e a vinda dos japoneses ao Brasil”, ressaltou Renato.  Takimoto lembrou as virtudes do povo nipônico que se conservam até os dias de hoje.

“O povo japonês é tradicionalista. Honra, disciplina e respeito ao idoso foram cultivados desde os primórdios da nação nipônica e se mantiveram a cada geração. Com trabalho, dedicação, humildade e sabedoria, o povo do sol nascente agradece a forma que o Brasil o recebeu”, afirmou o parlamentar. A defensora pública Julia Fumiko Hayashi enalteceu a relação de amizade entre os dois países.

“Os laços atados entre Brasil e Japão estão mais firmes do que nunca. O respeito e lealdade são recíprocos. Este momento não é só de celebração, mas de rememorarmos a história de luta daqueles que, do outro lado do mundo, vieram morar no Brasil”. Em nome dos homenageados, Kosuke Ono destacou a relevância da solenidade.

 “Recebemos a honrosa Comenda como homenagem à confiança construída com sangue e lágrimas pelos nossos antepassados. Atualmente, o Brasil está enfrentando problemas econômicos, mas aproveitando essa solenidade, reiteramos o desejo de que ambos os países caminhem para um maior intercâmbio, rumo a prosperidade”.       

O evento teve a participação do Coral da Assembleia Legislativa e do Grupo Kaizen Wadaiko. Foram homenageados: Renato Câmara: Toshio Sanomiya, Kosuke Ono, Alice Akemi Sakai, Aki Tsunoda Kaku, Hideo Matsumura, Kiyoshi Jodai, Luiz Yoshihide Honda e Sakae Kamitani George Takimoto: Jorge Gonda Antonieta Amorim: Mario Hada Amarildo Cruz: Maria Cristina Adania Beto Pereira: Yoshitomo Okishima e Isuke Suzukawa Eduardo Rocha: Paulo Keiji Matsumoto e Roberto Imada Felipe Orro: Carlos Arakai João Grandão: Auro Akio Otsubo Junior Mochi: Acelino Sinjo Nakasato e Claudio Takeshilguma Mara Caseiro: Fusafumi Shimada Marquinhos Trad: Jorge Takeshi Otubo e Áureo Francisco Akito Ikeda