Postar fotos de nudez em redes sociais é a mais nova forma de protesto dos venezuelanos contra o governo de Nicolás Maduro. Milhares de pessoas têm publicado em suas contas no Facebook e no Twitter fotografias em que aparecem sem roupa usando as hashtags #MejorDesnudosQueSinLibertad e #DesnudosConLaUCV.

A manifestação teve início depois que mascarados agrediram e despiram um estudante que fazia parte de um grupo de alunos da Universidade Central da Venezuela, durante uma tentativa de protesto contra o governo, na última sexta-feira, em Caracas.

Os estudantes planejavam realizar uma manifestação, mas foram impedidos de sair do campus pela polícia.

Há algumas semanas, outra manifestação, por meio de fotos de pessoas amordaçadas, contou com a participação da Miss Universo 2009, Stefanía Fernández. A campanha envolveu outras personalidades como artistas, políticos, jornalistas e atores levava o nome de “Sin Mordaza” (Sem Mordaça, em tradução livre) e lutava pela liberdade de expressão no país.

A Venezuela tem sido palco de manifestações contra o governo de Nicolás Maduro desde fevereiro. Até o momento, os confrontos entre manifestantes e forças de segurança do governo já deixaram 39 mortos.