O presidente russo, Vladimir Putin, apelou hoje (31) à Ucrânia para abrir com urgência negociações sobre o modelo de Estado, a fim de garantir os interesses da região pró-russa, condição indispensável para a solução do conflito.

“Há que proceder de imediato à abertura de negociações substanciais sobre questões da organização política da sociedade e do modelo de Estado no Leste da Ucrânia”, disse Putin em entrevista à televisão pública.

O presidente russo pediu a Kiev para declarar o cessar-fogo, por em marcha o plano de paz, reconstruir as infraestruturas na zona de conflito e a preparar-se para o inverno.

Nesse sábado (30), o presidente ucraniano, Petro Poroshenko, disse que a crise com a Rússia, pelo apoio aos separatistas no Leste da Ucrânia, está perto de um “ponto de não retorno” e de se transformar em uma guerra em larga escala.

“Penso que estamos muito perto do ponto de não retorno. Esse ponto é uma guerra em larga escala”, disse, em entrevista, depois de se reunir em Bruxelas com os chefes de Estado e de Governo dos países da União Europeia. Poroshenko acrescentou que considera guerra o movimento de tropas russas no Leste da Ucrânia e disse que se ocorrer uma ação ofensiva esse é o ponto de não retorno.

O presidente ucraniano disse ainda que estão sendo feitos esforços para que se possa resolver a crise em nível diplomático e mostrou-se confiante em que os resultados das negociações trilaterais da próxima semana, entre a Organização para a Segurança e Cooperação na Europa, a Rússia e a Ucrânia, sejam o cessar-fogo.