Pular para o conteúdo
Geral

Refugiados sírios ultrapassam 3 milhões, metade da população está desabrigada

Três milhões de refugiados sírios terão feito registro em países vizinhos até esta sexta-feira, uma êxodo que começou em março de 2011 e não mostra sinais de diminuir, disse a Organização das Nações Unidas (ONU). O relatório mostra 1 milhão de refugiados a mais do que um ano atrás, ao passo que mais 6,5 milhões […]
Arquivo -

Três milhões de refugiados sírios terão feito registro em países vizinhos até esta sexta-feira, uma êxodo que começou em março de 2011 e não mostra sinais de diminuir, disse a Organização das Nações Unidas (ONU).

O relatório mostra 1 milhão de refugiados a mais do que um ano atrás, ao passo que mais 6,5 milhões foram deslocados dentro da própria Síria, o que significa que “quase metade de todos os sírios foram forçados a abandonar suas casas e a fugir para salvar suas vidas”.

“A crise síria tornou-se a maior emergência humanitária de nossas era, e, mesmo assim, o mundo está fracassando em atender às necessidades de refugiados e dos países que os abrigam”, disse António Guterres, alto comissário da ONU para refugiados, em um comunicado.

A ampla maioria permanece em países vizinhos, e a maior concentração está no Líbano (1,14 milhão), Turquia (815 mil) e Jordânia (808 mil), disse a agência de refugiados da ONU, Acnur. Cerca de 215 mil refugiados estão no Iraque, com o restante no Egito e outros países.

Em acréscimo a isso, os governos que recebem essas pessoas estimam que mais centenas de milhares de sírios buscaram abrigo em seus países sem se registrar formalmente, relatou a agência.

Um número cada vez maior de famílias chega em estado de choque, exaustas, amedrontadas e com suas economias esgotadas, disse o Acnur. “A maioria está nessa vida há um ano ou mais, fugindo de vila em vila antes de tomar a decisão final de deixar o país”.

“Há sinais preocupantes também de que a jornada para fora da Síria esteja se tornando mais difícil, com muitas pessoas forçadas a pagar pedágios ao longo da fronteira. Refugiados que cruzam o deserto para dentro do leste da Jordânia estão sendo forçados a pagar a contrabandistas grandes somas (que podem superar 100 dólares por pessoa) para levá-los a um lugar seguro”, acrescentou.

Os sírios agora constituem a maior população de refugiados do mundo sob cuidado do Acnur, e o segundo lugar geral apenas em número para a crise palestina, que já dura décadas, e fica sob os cuidados de uma outra agência da ONU, a UNRWA, afirmou a entidade.

Um recente surto de violência no conflito parece estar piorando uma situação que já é desesperadora, disse o comunicado.

Mais de 190 mil pessoas foram mortas nos primeiros três anos na guerra civil da Síria, afirmou um relatório da ONU na semana passada divulgado pela alta comissária da ONU para direitos humanos, Navi Pillay, que chamou o conflito de “uma catástrofe humana inteiramente evitável”.

Em outro relatório divulgado na quarta-feira, investigadores de direitos humanos da ONU acusaram insurgentes do Estado Islâmico de cometer crimes de guerra, incluindo amputações e execuções públicas no norte da Síria, às vezes na presença de crianças.

O governo do presidente Bashar al-Assad está despejando bombas sobre áreas civis e acredita-se que Damasco tenha utilizado armas químicas no combate a seus inimigos.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Defensoria Pública de MS alerta tentativa de golpe e reforça que não cobra por serviços

ES: homem é preso após decapitar esposa e guardar cabeça dentro de armário

show

No mesmo camarote, Boiadeira de MS ‘passa reto’ e não nota Virgínia em show de Barretos

Cliente acusa funcionário de furto e é agredido em conveniência de Campo Grande

Notícias mais lidas agora

ônibus consórcio multas

Consórcio Guaicurus usa defesa ‘copiar e colar’ e Justiça mantém multas por atrasos dos ônibus

Cidade dos solteiros? IBGE aponta que um em cada cinco mora sozinho em Campo Grande

baleado

Polícia Civil corrige informação e diz que vítima de atentado no Buriti sobreviveu

Chefe da inteligência militar é demitido após relatório sobre ataques americanos ao Irã

Últimas Notícias

Polícia

Homem deixa mulher e criança na estrada ao ser flagrado com droga

Ao perceber que seria preso o traficante conseguiu fugir

Polícia

Polícia Civil corrige informação e diz que vítima de atentado no Buriti sobreviveu

Primeira informação, da Polícia Militar, informava que a vítima havia morrido no hospital

Cotidiano

Prefeitura entrega novas viaturas e equipamentos para GCM e Defesa Civil

Os equipamentos foram entregues no final da manhã deste sábado (23)

Cotidiano

Inmet renova três alertas para todos os 79 municípios de Mato Grosso do Sul

O alerta amarelo, que indica grau de severidade de perigo potencial vale até a manhã deste domingo