Os seguidos empates e a dificuldade ofensiva foram motivos de críticas ao Corinthians no ano passado. A chegada de Mano Menezes fez o Timão adotar outra forma de atuar, mas o zagueiro Paulo André reconhece que o time ficou menos protegido com a preocupação maior em melhorar os índices ofensivos.

“Taticamente, mudamos bastante. Não ficamos tão seguros ou protegidos como antes. A maior reclamação do torcedor do Corinthians, e estamos aqui por eles, era exatamente o 0 a 0, o jogo chato… O Mano chegou com essa função de fazer o ataque produzir melhor e fazer mais gols. Com ajustes táticos e técnicos, temos jogadores para nos adequarmos a essa mudança”, afirmou.

No Brasileirão do ano passado, o Corinthians terminou com o segundo pior número de gols marcados, com apenas 27, superando somente o lanterna Náutico, que fez 22. Ao mesmo tempo, a solidez defensiva era exaltada. Neste início de 2014, Paulo André vê um esforço do time em encontrar um equilíbrio entre os dois princípios básicos, sem que os atacantes tenham a mesma função de defender como na época de Tite.”Estamos trabalhando bastante neste movimento de compensação. Como não marcamos tanto os laterais adversários, os meias ou os volante fazem a cobertura do lado. Às vezes, o zagueiro sai para cobrir e perde a solidez da área. Porém, temos jogadores mais frescos para atacar. Precisamos encontrar um equilíbrio, porque é o ponto forte da equipe”, comentou.

Paulo André ainda reconheceu que houve um erro do Timão no gol que determinou a derrota por 1 a 0 para o São Bernardo, no sábado. “O mérito é sempre do adversário, mas ali houve falha do nosso sistema de cobertura. Normalmente, os laterais fecham e a bola não entra. Até cheguei no lance, mas a bola passou por mim”, completou.

O torcedor corintiano espera que a equipe faça os ajustes necessários até quarta-feira, quando o time de Mano Menezes enfrentará o rival Santos, na Vila Belmiro, pela quarta rodada do Paulistão.