O economista André Lara Resende, um dos pais do Plano Real, acredita que o modelo de crescimento do Brasil esteja saturado, assim como o PT no poder.

Segundo ele, a alternância entre o PSDB e o PT, nas últimas décadas, foi positiva. Mas agora, gostaria de ver um governo de Eduardo Campos e Marina Silva. Lara Resende diz que a gestão de Dilma não está à altura dos dois governos anteriores que “tinham carisma e personalidade definida”.

Filho do escritor Otto Lara Resende, o economista, um dos financistas mais prósperos do Brasil, diz que já não faz mais sentido associar desenvolvimento exclusivamente ao crescimento e ao aumento do consumo: “A partir de certo nível de renda, onde com certeza já nos encontramos, a qualidade de vida não está mais necessariamente associada ao consumo material”.

A solução, segundo ele, é integrar o país à economia mundial, absorver tecnologia de ponta, aumentar a produtividade e as exportações industrializadas, e simultaneamente, repensar a educação de base com objetivos de longo prazo. Nesse contexto, acredita que as propostas da dupla Marina-Campos estejam mais alinhadas.