Pular para o conteúdo
Geral

Independência da Bolívia terá atos cívico e cultural em Corumbá

Os 189 anos de Independência da Bolívia serão celebrados em Corumbá nesta quarta-feira, 06 de agosto, num ato cívico preparado pelo Consulado do Estado Plurinacional da Bolívia, com apoio da Prefeitura Municipal de Corumbá. Os festejos começam às 09 horas no Jardim da Independência, onde serão executados os hinos nacionais do Brasil e da Bolívia […]
Arquivo -

Os 189 anos de Independência da Bolívia serão celebrados em Corumbá nesta quarta-feira, 06 de agosto, num ato cívico preparado pelo Consulado do Estado Plurinacional da Bolívia, com apoio da Prefeitura Municipal de Corumbá. Os festejos começam às 09 horas no da Independência, onde serão executados os hinos nacionais do Brasil e da Bolívia pela Banda Municipal Manoel Florêncio.

Além da presença do agente consular da Bolívia no Brasil, Oscar Felix Cuellar Cuchallo, a vice-prefeita e diretora-presidente da Fundação de Cultura de Corumbá, Márcia Rolon, fará um discurso sobre a importância da data para a população fronteiriça.

Depois do momento cívico, apresentações culturais de músicas e de danças folclóricas com o cantor Felix Alanes e um grupo de Morenada. A parte da tarde segue com as festividades em louvor a Nossa Senhora de Copacabana, santa de origem e forte devoção na Bolívia. Às 15 horas, está marcada a celebração da missa na Igreja da Nossa Senhora da Candelária; às 16 horas, começa o desfile folclórico pelas ruas Antônio Maria e Dom Aquino, com destino à fronteira.

Uma característica das festividades em louvor a Virgen de Copacabana é acontecer nos dois lados da fronteira entre Brasil e Bolívia. Do lado brasileiro, são reservadas as partes religiosa (missa) e folclórica (entrada), com o desfile de devotos em grupos de danças tradicionais pelas ruas da cidade; e do lado boliviano, a festa com mais dança, comida e bebida.

“Essa festa é uma verdadeira manifestação de fé popular que já soma mais de 11 anos. Iniciada por feirantes e artesãos bolivianos e peruanos, ela destaca nossa fé e nossa latinidade”, disse o presidente do Conselho de Cultura de Corumbá, Arturo Castedo Ardaya.

A vice-prefeita e diretora-presidente da Fundação de Cultura de Corumbá, Márcia Rolon, reforçou o convite à comunidade católica, devotos, e população em geral para participar da celebração e prestigiar o desfile folclórico.

“A festa de Nossa Senhora de Copacabana, em Corumbá, é a maior manifestação cultura de integração fronteiriça de nossa região. Ela já mescla entre brasileiros, bolivianos tanto residentes aqui como do outro lado da fronteira e por isso já demonstra influências que lhe dão um caráter singular”, analisou a diretora-presidente que é mestre em Estudos Fronteiriços pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Curiosidade

No século XIX uma réplica da imagem da Virgem foi feita e levada ao , onde foi criada uma pequena igreja para a Nossa Senhora de Copacabana, constituída por comerciantes espanhóis, e algumas chácaras e sítios. E assim foi criado o que, hoje, é o famoso bairro carioca de Copacabana. As informações são da Assessoria de Comunicação Institucional da PMC.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Primt: quase 75% dos beneficiários do programa de inclusão ao mercado de trabalho são mulheres

Pastor é novamente flagrado de calcinha fio dental e peruca em Goiânia

Paranhos decreta situação de emergência e famílias são abrigadas em escola após tempestade

Ganhadores recebem premiação do 1º sorteio do ‘IPTU dá Prêmios’ em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Prefeita Adriane Lopes

Prefeita Adriane vai recorrer contra aumento da tarifa de ônibus para R$ 7,79

Paranhos decreta situação de emergência e famílias são abrigadas em escola após tempestade

Candidatos aprovados recorrem e TRT-24 pode ter que validar concurso

Mundial de Ginástica Rítmica estreia no Brasil com recorde de investimento

Últimas Notícias

Cotidiano

VÍDEO: Bandidos furtam moto estacionada no Jardim Antártica em 30 segundos

Proprietária parou motocicleta na calçada e adentrou residência para almoço, sendo surpreendida logo depois com o furto

Mundo

Índia e China reatam laços diante de tarifas que prejudicam perspectivas

Ambos os países enfrentaram pesadas ameaças tarifárias de Trump

Polícia

Réu por assassinar a própria mãe com golpes de pá é condenado a 31 anos de prisão em Campo Grande

Somente no plenário, Diego Pires confessou ter assassinado a própria mãe com uma pá

Brasil

CCJ do Senado aprova novo Código Eleitoral e inclui voto impresso no texto

O texto enfraquece a Lei da Ficha Limpa e a penalização da compra de votos