Pular para o conteúdo
Esportes

Grupos combinam no Facebook protestos contra a Copa do Mundo em 32 cidades

O Brasil deve assistir ao primeiro grande protesto nacional contra a Copa do Mundo neste sábado, 25. Manifestações estão sendo articuladas em 32 cidades, espalhadas por todos os estados. Os eventos têm adesão grande, pelo menos na internet, e devem contar com a presença de “blacks blocs”. Ano passado, durante a Copa das Confederações, mais […]
Arquivo -

O Brasil deve assistir ao primeiro grande protesto nacional contra a Copa do Mundo neste sábado, 25. Manifestações estão sendo articuladas em 32 cidades, espalhadas por todos os estados. Os eventos têm adesão grande, pelo menos na internet, e devem contar com a presença de “blacks blocs”.

Ano passado, durante a Copa das Confederações, mais de 800 mil pessoas foram às ruas, segundo a Secretaria Extraordinária de Segurança de Grandes Eventos (Sesge) . O povo protestou contra o uso de dinheiro público na organização do torneio da e pediu a destinação desses recursos para saúde, educação e moradia.

Na página de um dos eventos, o texto afirma que os gastos com organização do torneio aumentaram 285% em relação ao primeiro orçamento previsto e que a quantidade investida pelo poder público é maior do que o gasto dois últimos mundiais, na , em 2006, e na África do Sul, em 2010.

O manifesto lembra que o Brasil investe menos em educação, saúde e cultura do que os países vizinhos e alerta para casos de violência e a prostituição infantil durante a Copa do Mundo. “O intuito dos protestos contra a Copa 2014 é lutar pelos interesses do povo e de qualquer pessoa que deseje um país mais justo e menos desigual”, afirma o texto.

Em São Paulo, 23 mil pessoas confirmaram presença em um evento do Facebook chamado “Primeiro grande ato em 2014 contra Copa”. A organização espalhou faixas, pichações e lambe-lambes pela cidade chamando a população para a concentração do protesto, no vão livre do Masp às 17 horas deste sábado.

A partir da 0 hora, um grupo de cinco a dez manifestantes montou barracas de acampamento no vão livre do Masp. Eles não disseram por quanto tempo pretendem ficar no local. Até o início da madrugada, a PM não havia interferido na ocupação.

A manifestação deve ter o apoio de movimentos sociais e de moradias e organizações como o Periferia Ativa e Fórum Popular de Saúde, segundo um dos organizadores do evento do Facebook, que pediu para não ser identificado. É esperada a presença de integrantes do Movimento Passe Livre (MPL) .

O MPL esteve no centro da organização dos protestos de junho de 2013, que culminaram com o cancelamento do aumento da tarifa do transporte público em diversas cidades. Os black blocs também apareceram durante as marchas, destacando-se por acreditar no uso da violência como estratégia política nas manifestações.

No Rio de Janeiro, mais de 4,5 mil pessoas manifestaram a intenção de ir ao protesto, que terá concentração em frente do Copacabana Palace. Eventos no Facebook de cidades como , Vitória e têm 10 mil participantes confirmados.

Na quarta-feira, antes da inauguração da Arena das Dunas, em Natal, um grupo formado por cerca de 400 pessoas fez um protesto na entrada do estádio. Não houve incidentes, segundo a Polícia Militar.

A ocorrência de manifestações de rua durante a Copa é uma das preocupações da Fifa com a organização da Copa no Brasil. Os dirigentes da entidade temem que as manifestações possam afastar os turistas dos jogos e arranhar a imagem do torneio no resto do mundo.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Homem é preso após agredir esposa com faca de serra

‘Lei do silêncio’: moradores relatam medo e insegurança na Nhanhá após tiroteio

Genial/Quaest: para 76%, Bolsonaro deveria apoiar outro nome; 59% querem que Lula não dispute

anistia

‘Não sei se vai agradar ou salvar Bolsonaro’, diz relator do PL da Anistia na Câmara

Notícias mais lidas agora

Coleta de assinaturas pela intervenção no contrato do Consórcio Guaicurus começa na segunda

TJMS confirma multa de R$ 9,5 milhões a empresa do Sigo por cobrar serviço não realizado

carlinhos maia 1 milhao campo-grandense 2

Desempregada e ‘cheia de problemas’, campo-grandense ganha 1 milhão de reais de Carlinhos Maia

Obras de manutenção interditam trechos da BR-163 em MS

Últimas Notícias

Cotidiano

Com 2,2 milhões de cabeças, Corumbá tem segundo maior rebanho bovino do País

Dados são da Pesquisa da Pecuária Municipal de 2024, divulgada nesta quinta-feira (18) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística)

Trânsito

Motorista de caminhão da Solurb que pode ter atropelado colega afirma que não viu acidente

Os fatos ocorreram na tarde da quarta-feira (17), na região da Vila Alba

Mundo

França: milhares de manifestantes tomam ruas em protesto contra Macron e seu novo premiê

Partidos de esquerda e sindicatos pedem que os ricos e empresas paguem mais impostos

Polícia

Detido em Campo Grande, ‘Marcinho VP’ tem prisão decretada com outros 19 líderes do CV

VP está preso desde agosto de 1996 e recebeu pena de 36 anos por homicídio e esquartejamento de dois rivais