A Uems publicou no dia 13 edital do processo seletivo de até 16 tutores a distância para atuarem nos Cursos do PACC – Programa Anual de Capacitação Continuada, modalidade a distância, a ser oferecido pela Uems aos servidores, em parceria com o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Os candidatos selecionados receberão duas bolsas no valor de R$ 765.

As inscrições serão realizadas no período de 17 a 28 de fevereiro de 2014.

Para concorrer, o candidato deve ser servidor da Uems com formação superior em qualquer área do conhecimento, além de ter participado e concluído o Curso de Formação de Tutores realizado pela UFPR –Universidade Federal do Paraná, em parceria com a Uems, ou ainda ter participado e concluído o Curso de Aperfeiçoamento para Capacitação de Tutores em Educação a Distância oferecido pela Uems/PACC 2011. Também é exigida experiência mínima de um ano no magistério do ensino básico ou superior, ou ter formação pós-graduada, ou estar vinculado (matriculado) a programa de pós-graduação lato ou stricto sensu. A carga horária a ser empregada na tutoria é equivalente a 20 horas semanais.

Entre as atividades e obrigações previstas ao tutor a distância estão: mediar a comunicação de conteúdos entre o professor e os cursistas; acompanhar as atividades discentes, conforme o cronograma do curso; apoiar o professor da disciplina no desenvolvimento das atividades docentes; manter regularidade de acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA e dar retorno às solicitações do cursista no prazo máximo de 24 (vinte e quatro) horas; estabelecer contato permanente com os alunos e mediar as atividades discentes; colaborar com a coordenação do curso na avaliação dos estudantes; participar das atividades de capacitação e atualização promovidas pela instituição de Ensino; elaborar relatórios mensais de acompanhamento dos alunos e encaminhar à coordenação de tutoria; participar do processo de avaliação da disciplina sob orientação do professor responsável; e apoiar operacionalmente a coordenação do curso nas atividades presenciais.