Pular para o conteúdo
Geral

Dupla tempestade solar ruma à Terra e preocupa cientistas

Uma rara explosão dupla de tempestades solares magneticamente carregadas vai atingir a Terra nesta sexta-feira, causando preocupações de que sinais GPS, comunicações por rádio e transmissões de energia possam ser interrompidos, disseram autoridades nesta quinta. Individualmente, as tempestades, conhecidas como ejeções de massa coronal, ou CMEs, não justificariam advertências esp...
Arquivo -

Uma rara explosão dupla de tempestades solares magneticamente carregadas vai atingir a Terra nesta sexta-feira, causando preocupações de que sinais GPS, comunicações por rádio e transmissões de energia possam ser interrompidos, disseram autoridades nesta quinta. Individualmente, as tempestades, conhecidas como ejeções de massa coronal, ou CMEs, não justificariam advertências especiais, mas o curto intervalo atípico e sua rota direta para a Terra levaram o Centro de Previsão Climática dos Estados Unidos (SWPC) a emitir um alerta.

Dado ao nível de intensidade geomagnética esperado, essas tempestades “poderão provocar problemas nas comunicações por rádio e sinal de GPS, assim como irregularidades na voltagem da rede de distribuição elétrica”, disse Thomas Berger, diretor do centro. Os efeitos seriam mais sentidos nas regiões próximas aos polos, onde as interações com o campo magnético terrestre são mais fortes. “Nós não esperamos nenhum impacto incontornável à infraestrutura nacional, mas estamos acompanhando de perto”, acrescentou Berger.

O Sol está atualmente no pico de seu ciclo de 11 anos, embora o nível de atividade esteja menor do que o típico para um pico solar. Tempestades como as que agora rumam para a Terra ocorrem entre 100 e 200 vezes durante um ciclo solar de 11 anos, explicou Berger. Para o cientista, a imprevisibilidade da dupla explosão solar exige uma maior preocupação. “O fato único sobre este evento é que nós tivemos dois em rápida sucessão e as CMEs poderiam estar interagindo em seu caminho para a Terra, na órbita da Terra ou além. Nós simplesmente não sabemos ainda”, disse ele. O SWPC estima que os efeitos das tempestades ainda serão sentidos no planeta no sábado.

No lado positivo, os eventos solares devem provocar belas auroras nas regiões polares, incluindo o norte dos Estados Unidos e do Canadá.

Histórico – Em 2012, uma forte tempestade solar quase atingiu a Terra, colocando em sério risco todo o sistema de redes elétricas e ameaçando “reenviar a civilização contemporânea ao século XVIII”, revelou a Nasa em julho. A agência espacial americana estima que o impacto de uma tempestade solar como a de 1859 – conhecida como “evento Carrington” – custaria à economia mundial dois trilhões de dólares e provocaria danos sem precedentes em um mundo inteiramente dependente da eletricidade e da eletrônica.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Primt: quase 75% dos beneficiários do programa de inclusão ao mercado de trabalho são mulheres

Pastor é novamente flagrado de calcinha fio dental e peruca em Goiânia

Paranhos decreta situação de emergência e famílias são abrigadas em escola após tempestade

Ganhadores recebem premiação do 1º sorteio do ‘IPTU dá Prêmios’ em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Prefeita Adriane Lopes

Prefeita Adriane vai recorrer contra aumento da tarifa de ônibus para R$ 7,79

Paranhos decreta situação de emergência e famílias são abrigadas em escola após tempestade

Candidatos aprovados recorrem e TRT-24 pode ter que validar concurso

Mundial de Ginástica Rítmica estreia no Brasil com recorde de investimento

Últimas Notícias

Cotidiano

VÍDEO: Bandidos furtam moto estacionada no Jardim Antártica em 30 segundos

Proprietária parou motocicleta na calçada e adentrou residência para almoço, sendo surpreendida logo depois com o furto

Mundo

Índia e China reatam laços diante de tarifas que prejudicam perspectivas

Ambos os países enfrentaram pesadas ameaças tarifárias de Trump

Polícia

Réu por assassinar a própria mãe com golpes de pá é condenado a 31 anos de prisão em Campo Grande

Somente no plenário, Diego Pires confessou ter assassinado a própria mãe com uma pá

Brasil

CCJ do Senado aprova novo Código Eleitoral e inclui voto impresso no texto

O texto enfraquece a Lei da Ficha Limpa e a penalização da compra de votos