Os moradores do bairro Rita Vieira 2, região leste de Campo Grande, e principalmente as crianças que estudam no Centro de Educação Infantil (Ceinf) Zacarias Vieira de Andrade, estão sofrendo com o mau cheiro decorrente de uma fossa localizada atrás da unidade escolar. Além disso, os moradores afirmam que agentes de saúde já constataram larvas do , mosquito transmissor da , no local

O aposentado Antônio Moreira, de 58 anos, vizinho do Ceinf, afirma que o problema foi constatado pela população há cerca de três meses, após o corte de mato ser feito no terreno onde está a fossa. “Depois disso vi uma água podre escorrendo pelo asfalto e vi que era dali”, relata.

De acordo com Antônio, o veículo de uma empresa especializada em desentupimento de fossa séptica foi até ao local, mas o problema persistiu. “Vieram aqui umas três vezes já, mas não resolveram”, afirma.

A estudante Vanessa Oliveira, de 19 anos, afirma que em dias quentes o mau cheiro fica insuportável.  “Fica pior, chega até a espumar”, afirma. Além disso, ela afirma que muitas moscas rodeiam a fossa.

Mãe de uma menina de 2 anos que estuda no Ceinf, Leidiani Correa, de 18 anos, não sabia da existência do problema até o momento, mas ficou preocupada com a situação. “Acho perigoso, tem crianças aqui do lado. Um Ceinf tem precisa ter boa infraestrutura”,diz acreditar a balconista.

A fossa está localizada na área onde fica o centro comunitário da região, que divide a quadra com o Ceinf. Pais que preferiram não se identificar afirmam que a direção da creche diz que a fossa pertence ao centro. Porém, os moradores dizem ser o próprio Ceinf o decompositor dos dejetos e que agentes de saúde, inclusive, fizeram um relatório sobre o problema.

A reportagem do Midiamax constatou que a fossa do centro comunitário fica em outro local e tem o entorno calçado. Na sede do centro, nenhum responsável foi encontrado para falar sobre o problema.
A assessoria de imprensa da prefeitura não se pronunciou sobre o problema até o fechamento da reportagem.

Tratamento primário

As fossas sépticas são unidades de tratamento primário de esgoto doméstico. Nela são feitas a separação e a transformação físico-química da matéria sólida contida no esgoto. É uma maneira simples e barata de lhe dar com a sujeita dos esgotos e são, geralmente, utilizadas na  zona rural ou residências isoladas.  Porém, o ideal para o tratamento completo é uma estação de tratamento de esgotos.