O Cordão Valu, tradicional bloco de rua de Campo Grande, inovou este ano. Para festejar o carnaval, a organizadora do cordão, Silvana Valu, lançou uma campanha de conscientização em relação ao lixo produzido na folia.

Silvana conta que no último esquenta, a Rua General Melo, na Esplanada Ferroviária, onde acontece a concentração do bloco, ficou tomada por lixo. Por isso, para evitar que o problema se repita e que por ventura acidentes aconteçam, eles pedem que cada um leve seu saquinho de lixo e contribua com a limpeza.

Outro pedido, dos organizadores, é que quem for levar sua bebida opte por latinhas em vez de garrafas. “Muitas crianças participam da folia. O Carnaval é uma festa lúdica, as crianças abrilhantam o bloco. E as garrafas são perigosas para elas”, salienta.

Ela pontua ainda que depois de lixo na sacolinha que cada folião deixe o saco próximo ao meio fio para facilitar o trabalho de coleta da prefeitura.

O Cordão

O bloco que existe desde 2006 começou com uma folia entre amigos. A brincadeira que no inicio reunia cerca de 100 pessoas, no último carnaval juntou cerca de dois mil foliões durante a festa.

Silvana conta que no sábado de Carnaval a expectativa é que o mesmo número de pessoas passem pelo local. Por isso, ela lembra para todos levarem suas sacolinhas para brincarem a festa popular mais querida do país.

Quem se esquecer de levar a sacolinha, o Cordão Valu vai distribuir o material aos foliões.

Programação

O Cordão Valu faz seu último esquenta pré-carnaval neste sábado (22), a partir das 15 horas, no Bar do Zé Carioca, Rua General Melo, Esplanada Ferroviária, perto da Feira Central).

No próximo sábado (1⁰) já será a saída do bloco pelas ruas do São Francisco. A entrada é franca, mas quem puder o Cordão pede uma colaboração de R$ 5,00 para ajudar nos custos com o evento.