Dentro do possível, o Grêmio vem mantendo de pé a promessa de disputar o Gauchão com o melhor time que puder. Depois do complicado jogo contra o Nacional, do Uruguai, pela Libertadores, cinco titulares enfrentaram o Esportivo no último domingo. Nesta quarta, diante do Caxias, no Centenário, dez jogadores da equipe principal devem começar o confronto, válido pela nona rodada do estadual.

Em Bento Gonçalves, Marcelo Grohe, Pará, Rhodolfo, Edinho, Zé Roberto e Barcos foram poupados, enquanto Werley, Wendell, Ramiro, Riveros e Luan jogaram. Segundo o técnico Enderson Moreira, a decisão de colocar time misto no fim de semana se deu em função de que alguns jogadores não se recuperaram plenamente do desgaste sofrido pela partida em Montevidéu.

“Não jogamos assim porque era pelo Campeonato Gaúcho, pois ele é muito importante para nós. Mas viemos de um jogo muito complicado, e alguns jogadores não apresentaram um processo de recuperação que nos permite trazê-los, pois não queremos correr o risco de que se machuquem”, explicou Enderson.

Para a partida em Caxias do Sul, somente um titular ficará de fora: o goleiro Marcelo Grohe. Ele vem sentindo dores no tornozelo há pelo menos duas semanas, e aproveitará a semana para se recuperar definitivamente do problema realizando tratamento. Assim, Busatto permanece na meta tricolor. Ele teve boa atuação na vitória por 3 a 1 sobre o Esportivo.

O Caxias enfrentará o Grêmio precisando de recuperação. A tabela do Campeonato Gaúcho marcou jogos contra a dupla Gre-Nal para a mesma semana. No sábado, a equipe do técnico Antônio Picoli levou uma goleada de 4 a 0 do Colorado na reabertura do Beira-Rio, resultado que tirou os grenás da zona de classificação para as quartas de final – a equipe tem um jogo a menos que os demais concorrentes de chave.

O Centenário é um estádio que costuma complicar a vida do Grêmio. O Tricolor não vence o Caxias lá desde 2007. Nestes sete anos, foram quatro jogos, com dois empates e duas pesadas derrotas – goleadas de 3 a 0, também em 2007, e 4 a 0, em 2009.