Uma cavalgada com mais de 1,2 mil cavaleiros, passando por pontos estratégicos do município, marca a programação da Expopar – Exposição Agropecuária e Industrial de Paranaíba, que comemora 52 anos de edições ininterruptas em 2014. O evento inicia nesta quarta-feira (25), no Parque de Exposições Daniel Martins Ferreira, juntamente com a 12ª Expoleite, e deve receber cerca de 80 mil pessoas até o encerramento, dia 6 de junho. A abertura oficial está prevista para a quarta-feira (2).

A 25ª Cavalgada da Expopar será realizada no domingo (29) e se inclui no propósito da feira de reforçar a pecuária, atividade forte no município. Com rebanho de 445,9 mil cabeças, Paranaíba possui o 7º maior efetivo bovino do Estado, segundo as informações da Iagro – Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal, com elaboração do Departamento de Economia da – Federação da e Pecuária de MS.

Onze leilões devem ofertar mais de 5 mil cabeças de gado. O julgamento de cinco raças de animais, torneio leiteiro e o Rodeio Per Brasil também são atrações confirmadas da feira. “O evento incentiva o produtor rural a fazer negócios, seja por meio da compra ou venda de animais, o que movimenta o setor”, afirma o presidente do Sindicato Rural de Paranaíba, Wilberto Antonio de Amaral.

Expositores de produtos agropecuários, veículos, animais, shows e leilões devem movimentar cerca de R$ 10 milhões durante o evento, que contará com parque comercial de 72 metros quadrados. A parte festiva inicia na quarta-feira (2) e deve contar com shows das duplas Gino e Geno, Fernando e Sorocaba, Bruno e Marrone e Chitãozinho e Xororó. A feira encerra no dia 6 de julho.

Palestra

O Sistema Famasul esclarecerá dúvidas de produtores rurais da região com relação as adequações ao Novo Código Florestal. A palestra, em parceria da Federação com o Sindicato Rural de Paranaíba, será realizada no domingo, às 8h30.