Pular para o conteúdo
Geral

Brasil avança na conservação da Amazônia, diz relatório

O Brasil teve bom progresso em proteger a floresta amazônica, disse nesta segunda-feira (18) um relatório da Noruega, um importante doador para a preservação ambiental. A Noruega, país rico por seu petróleo e gás, pagou 10,3 bilhões de coroas (1,7 bilhão de dólares) para combater o desmatamento tropical de 2008 a 2013 no Brasil e […]
Arquivo -

O Brasil teve bom progresso em proteger a floresta amazônica, disse nesta segunda-feira (18) um relatório da Noruega, um importante doador para a preservação ambiental.

A Noruega, país rico por seu petróleo e gás, pagou 10,3 bilhões de coroas (1,7 bilhão de dólares) para combater o desmatamento tropical de 2008 a 2013 no Brasil e em outros lugares, de acordo com um relatório feito pela Agência Norueguesa de Cooperação para o Desenvolvimento (Norad, na sigla em inglês), financiada pelo governo.

“A taxa de desmatamento do Brasil e as correspondentes emissões de gases-estufa caíram fortemente”, disse o relatório sobre o progresso da proteção na Amazônia, a maior floresta tropical do mundo. Projetos financiados com dinheiro norueguês no Brasil estão “traçando o caminho para futuras reduções”, disse o documento.

A Noruega destinou ao Brasil 720 milhões de dólares para ajudar a apoiar programas no país, informou o relatório. A Noruega prometeu ao Brasil, em 2008, até 1 bilhão de dólares para ajudar a desacelerar o desmatamento, dependendo do desempenho brasileiro.

Sob um acordo semelhante em 2010, a Noruega se comprometeu em destinar até 1 bilhão de dólares para a Indonésia, a qual tem a terceira maior floresta tropical, atrás apenas da Amazônia e de uma floresta no Congo, afetada por desmatamento de grandes áreas para dar espaço para plantações.

A Indonésia teve “bom progresso” no planejamento de proteger florestas, disse a Norad. Mas, segundo a agência, “a mudança de governo e as fraquezas nas bases legais” para a proteção da floresta “representam um sério risco de que as conquistas possam ser perdidas”.

O presidente-eleito Joko Widodo assume no lugar do antecessor Susilo Bambang Yudhoyono em outubro. “Pode haver novas prioridades”, disse à Reuters Ida Hellmark, que coordenou a relatório na Norad, apontando para os riscos de mais destinação de território para plantio de palma. A

Até agora, a Indonésia só obteve 2 por cento dos pagamentos totais da Noruega, segundo a Norad. Florestas absorvem dióxido de carbono quando crescem e o liberam quando apodrecem ou queimam. O desmatamento, feito principalmente para abrir espaço para plantação, responde por um quinto das emissões humanas dos gases do efeito estufa, de acordo com estimativa da ONU.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

PGR se manifesta contra ter agentes da PF dentro da casa de Bolsonaro

‘Mijão’: réu em MS e líder do PCC, é suspeito de ter ordenado ataque a promotor de SP

Mato Grosso do Sul lidera ranking nacional de escolas conectadas

Tribunal destitui primeira-ministra tailandesa por ligação comprometedora com líder do Camboja

Notícias mais lidas agora

Sem consenso, vereadores adiam mais uma vez relatório da CPI do Consórcio Guaicurus

Chineses alegam que Maracaju ‘sumiu’ com R$ 1,4 milhão de imposto de projeto bilionário

Governador Eduardo Riedel é recebido pelo diretor-presidente do Jornal Midiamax

Ação leva serviços sociais, jurídicos e de saúde aos moradores de Rochedinho neste sábado

Últimas Notícias

Brasil

Professora é investigada por agredir bebê de 1 ano e meio em escola particular no RS

Família notou comportamento estranho da criança e levou ao médico, onde foi constatado lesões no corpo da criança

Transparência

MPMS deixa sistema de consulta a procedimentos fora do ar para ‘manutenção’

Instabilidade causa transtornos desde o fim de semana

Cotidiano

Pousos e decolagens despertam sonhos e encantam moradores do Serradinho

Assistir sobe e desce dos aviões é um dos hobbies preferidos de quem mora na região

Política

Ex-ministra de Bolsonaro, Damares Alves vem a Mato Grosso do Sul em setembro

Damares Alves, Pastor Eurico e Marcelo Crivella devem participar de evento religioso no Estado