O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, vai ao ar no rádio e na TV nesta quarta-feira para falar do início do calendário anual de vacinação, com ênfase para o combate ao HPV. Padilha tem intensificado as atividades de pré-campanha às vésperas de deixar o cargo para concorrer ao governo do Estado de São Paulo pelo PT.

O formato do pronunciamento de Padilha é o mesmo utilizado pela presidente Dilma Rousseff e se tornou alvo de críticas da oposição, que a acusa de usar o espaço público para ações eleitoreiras.

Na semana passada, o ministro anunciou a meta do Ministério da Saúde de vacinar 80% do público-alvo, formado por 5,2 milhões de meninas, a partir de março. A vacina contra o HPV é usada na prevenção do câncer de colo do útero e passará a ser ofertada na rede pública.

Padilha deixará o cargo nos próximos dias para iniciar sua pré-campanha ao governo de São Paulo pelo PT. Seu substituto, o atual secretário de Saúde de São Bernardo do Campo (SP), Arthur Chioro, já o acompanha para a transição na pasta. Chioro e Padilha integraram a comitiva da viagem da presidente Dilma Rousseff a Cuba desde domingo, na qual o governo brasileiro fez um agradecimento enfático à parceria cubana no programa “Mais Médicos”.

Na segunda-feira, em Havana, ambos participaram de despedida simbólica aos dois mil profissionais c ubanos que começaram a desembarcar ontem no Brasil, em uma nova etapa do programa “Mais Médicos”, uma das principais vitrines eleitorais de Padilha e de Dilma para as eleições de outubro. Produtoras de vídeo cubanas registraram as imagens, que serão utilizadas na campanha de Padilha ao governo de São Paulo, segundo apurou o Valor PRO, serviço de informações em tempo real do Valor.